Paraesgrima do Brasil tem o primeiro desafio em 2024: a Copa do Mundo de Cardiff

Competição no País de Gales será a primeira no ano dos Jogos Paralímpicos e vale importantes pontos no ranking

Rayssa Veras é uma das brasileiras em ação no País de Gales. Foto: Alê Cabral/CPB.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O ano dos Jogos Paralímpicos de Paris mal começou e os nossos esgrimistas já estão prontos para o primeiro desafio. Nesta quinta-feira (11), começa a Copa do Mundo de Paraesgrima, em Cardiff, no País de Gales, mais um torneio valendo pontos importantes na corrida pela classificação para Paris. O evento vai até o próximo domingo.

O Brasil tem marcado presença com seus principais esgrimistas em todas as etapas do calendário da Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS). Cada ponto é importante para que os brasileiros fiquem em condições privilegiadas na luta pelas vagas continentais.

A temporada prevê ainda o Regional das Américas, em San José, na Costa Rica, no início de maio; e a Copa do Mundo em São Paulo (SP), no final de maio, ambas antes do fechamento do ranking para os Jogos.

Jovane Guissone, duas vezes medalhista em Paralimpíadas e grande referência na modalidade, é mais uma vez a principal esperança de pódio em Cardiff. Na luta por vaga em Paris, ele ocupa posição privilegiada no ranking: está em quarto na espada B e em sexto no florete B.

Novamente, ele terá a companhia de outros seis brasileiros no torneio: Carminha Oliveira, Kevin Damasceno, Lenílson de Oliveira, Mônica Santos, Rayssa Veras e Vanderson Chaves. Os técnicos Marco Xavier e Eduardo Nunes, o árbitro Gabriel Assis e o coordenador Ivan Schwantes completam a delegação brasileira em Cardiff.

Veja a programação da Copa do Mundo de Paraesgrima:

  • QUINTA, 11 – Individual – Sabre Masculino e Florete Feminino
  • SEXTA, 12 – Individual – Espada Masculino e Sabre Feminino
  • SÁBADO, 13 – Individual – Florete Masculino e Espada Feminino
  • DOMINGO, 14 – Equipes – Florete Masculino, Espada Feminino e Sabre (Equipes)  

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo