No encerramento do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil, Brasil fica perto de mais um pódio no sabre

Equipe juvenil feminina da arma batalhou, mas caiu na disputa pelo bronze; EUA dominaram a competição

Equipe feminina de sabre ficou em quarto lugar. Foto: Rosele Sanchotene

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Chegou ao fim nesta terça-feira (27) a disputa do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima, na Arena Carioca I, Rio de Janeiro. O Brasil não foi ao pódio, mas passou bem perto de conquistar sua quarta medalha na competição, uma vez que a equipe juvenil feminina de sabre chegou à disputa do bronze, mas acabou derrotada pelas mexicanas.

Nas outras competições do dia, as equipes brasileiras ficaram em 6º lugar, na espada feminino, e em 8º lugar, no florete masculino. O grande destaque da competição foram os Estados Unidos, que conquistaram a grande maioria dos títulos disputados, tanto na categoria cadete quanto na juvenil – individuais e por equipes. Num total de 18 medalhas de ouro colocadas em disputa, os EUA faturaram 14.

O Brasil foi ao pódio três vezes neste Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil. Conquistou duas medalhas de prata – com Laura Correia, na espada feminino individual cadete, e com a equipe masculina de sabre juvenil – e uma de bronze – com Isabela Carvalho, no sabre feminino individual juvenil.

Sabre feminino

A estreia brasileira das sabristas juvenis brasileiras ocorreu no quadro de 8, contra o competitivo conjunto de Porto Rico. Fazendo grandes jogos, nossas meninas venceram por 45-41 e se classificaram para a fase semifinal, na qual enfrentariam a temida equipe dos Estados Unidos.

Empenho não faltou, mas o Brasil não conseguiu superar os EUA, perdendo pelo placar de 27-25. Restava a disputa da medalha de bronze, contra o México. Mas uma derrota por 35-45 impediu que as brasileiras subissem ao pódio, terminando na 4ª posição.

No sabre juvenil feminino por equipes, a medalha de ouro ficou com os EUA, a de prata com o Canadá e a de bronze com o México. O Brasil foi representado pelas atletas Isabela Carvalho, Ana Beatriz Fraga, Isabela Cunha e Stella Santos.

Espada feminino

O time brasileiro feminino de espada, bye no quadro de 16, estreou diretamente no quadro de 8. Uma apertada derrota por 35-36 para a Colômbia tirou a chance de nossas espadistas conquistarem medalha.

No chaveamento válido pelas posições intermediárias, o Brasil bateu o Chile por 45-24 e perdeu por 44-45 para a Venezuela, encerrando em 6º lugar na classificação do torneio.

A medalha de ouro foi conquistada pelos Estados Unidos. A de prata pelo Canadá, e a de bronze pela Colômbia. A equipe do Brasil foi composta por Victoria Vizeu, Carolina Brecheret, Clara Amaral e Ginevra Giordano

Florete masculino

A equipe de florete juvenil masculino do Brasil iniciou sua participação no quadro de 16 com uma vitória por 45-33 sobre a Argentina. Após bater a tradicional rival, o desafio seguinte foi no quadro de 8, contra o forte time dos Estados Unidos.

Uma derrota por 23-45 para os EUA, deixou os brasileiros sem chance de ir ao pódio. Na disputa por posições intermediárias, o Brasil foi derrotado pelo Peru (31-45) e pela Venezuela (41-45), terminando na 8ª colocação.

O conjunto brasileiro foi composto por Murilo Machado, Pedro Nogueira, Giorgio Fumagalli e André Mura. O ouro no florete juvenil masculino ficou com a equipe dos Estados Unidos. A prata foi para o Canadá; o bronze, para o México.

CAMPEÕES DO PAN-AMERICANO CADETE E JUVENIL

Individual Cadete

  • Florete feminino – Mikayla Chusid (EUA)
  • Florete masculino – Nickolas Rusadze (EUA)
  • Espada feminino – Amy Ai (Canadá)
  • Espada masculino – Sullivan Kim (EUA)
  • Sabre feminino – Gabriela Hwang (Porto Rico)
  • Sabre masculino – Luke Vaid (EUA)

Individual Juvenil

  • Florete feminino – Victoria Pevzner (EUA)
  • Florete masculino – Kruz Schembri (Ilhas Virgens)
  • Espada feminino – Leehi Machulsky (EUA)
  • Espada masculino – Samuel Imrek (EUA)
  • Sabre feminino – Gabriela Hwang (Porto Rico)
  • Sabre masculino – Silas Choi (EUA)

Equipes Juvenis

  • Florete feminino – Estados Unidos
  • Florete masculino – Estados Unidos
  • Espada feminino – Estados Unidos
  • Espada masculino – Estados Unidos
  • Sabre feminino – Estados Unidos
  • Sabre masculino – Estados Unidos

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo