Skip to main content

Equipe juvenil feminina da arma batalhou, mas caiu na disputa pelo bronze; EUA dominaram a competição

Equipe feminina de sabre ficou em quarto lugar. Foto: Rosele Sanchotene

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Chegou ao fim nesta terça-feira (27) a disputa do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima, na Arena Carioca I, Rio de Janeiro. O Brasil não foi ao pódio, mas passou bem perto de conquistar sua quarta medalha na competição, uma vez que a equipe juvenil feminina de sabre chegou à disputa do bronze, mas acabou derrotada pelas mexicanas.

Nas outras competições do dia, as equipes brasileiras ficaram em 6º lugar, na espada feminino, e em 8º lugar, no florete masculino. O grande destaque da competição foram os Estados Unidos, que conquistaram a grande maioria dos títulos disputados, tanto na categoria cadete quanto na juvenil – individuais e por equipes. Num total de 18 medalhas de ouro colocadas em disputa, os EUA faturaram 14.

O Brasil foi ao pódio três vezes neste Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil. Conquistou duas medalhas de prata – com Laura Correia, na espada feminino individual cadete, e com a equipe masculina de sabre juvenil – e uma de bronze – com Isabela Carvalho, no sabre feminino individual juvenil.

Sabre feminino

A estreia brasileira das sabristas juvenis brasileiras ocorreu no quadro de 8, contra o competitivo conjunto de Porto Rico. Fazendo grandes jogos, nossas meninas venceram por 45-41 e se classificaram para a fase semifinal, na qual enfrentariam a temida equipe dos Estados Unidos.

Empenho não faltou, mas o Brasil não conseguiu superar os EUA, perdendo pelo placar de 27-25. Restava a disputa da medalha de bronze, contra o México. Mas uma derrota por 35-45 impediu que as brasileiras subissem ao pódio, terminando na 4ª posição.

No sabre juvenil feminino por equipes, a medalha de ouro ficou com os EUA, a de prata com o Canadá e a de bronze com o México. O Brasil foi representado pelas atletas Isabela Carvalho, Ana Beatriz Fraga, Isabela Cunha e Stella Santos.

Espada feminino

O time brasileiro feminino de espada, bye no quadro de 16, estreou diretamente no quadro de 8. Uma apertada derrota por 35-36 para a Colômbia tirou a chance de nossas espadistas conquistarem medalha.

No chaveamento válido pelas posições intermediárias, o Brasil bateu o Chile por 45-24 e perdeu por 44-45 para a Venezuela, encerrando em 6º lugar na classificação do torneio.

A medalha de ouro foi conquistada pelos Estados Unidos. A de prata pelo Canadá, e a de bronze pela Colômbia. A equipe do Brasil foi composta por Victoria Vizeu, Carolina Brecheret, Clara Amaral e Ginevra Giordano

Florete masculino

A equipe de florete juvenil masculino do Brasil iniciou sua participação no quadro de 16 com uma vitória por 45-33 sobre a Argentina. Após bater a tradicional rival, o desafio seguinte foi no quadro de 8, contra o forte time dos Estados Unidos.

Uma derrota por 23-45 para os EUA, deixou os brasileiros sem chance de ir ao pódio. Na disputa por posições intermediárias, o Brasil foi derrotado pelo Peru (31-45) e pela Venezuela (41-45), terminando na 8ª colocação.

O conjunto brasileiro foi composto por Murilo Machado, Pedro Nogueira, Giorgio Fumagalli e André Mura. O ouro no florete juvenil masculino ficou com a equipe dos Estados Unidos. A prata foi para o Canadá; o bronze, para o México.

CAMPEÕES DO PAN-AMERICANO CADETE E JUVENIL

Individual Cadete

  • Florete feminino – Mikayla Chusid (EUA)
  • Florete masculino – Nickolas Rusadze (EUA)
  • Espada feminino – Amy Ai (Canadá)
  • Espada masculino – Sullivan Kim (EUA)
  • Sabre feminino – Gabriela Hwang (Porto Rico)
  • Sabre masculino – Luke Vaid (EUA)

Individual Juvenil

  • Florete feminino – Victoria Pevzner (EUA)
  • Florete masculino – Kruz Schembri (Ilhas Virgens)
  • Espada feminino – Leehi Machulsky (EUA)
  • Espada masculino – Samuel Imrek (EUA)
  • Sabre feminino – Gabriela Hwang (Porto Rico)
  • Sabre masculino – Silas Choi (EUA)

Equipes Juvenis

  • Florete feminino – Estados Unidos
  • Florete masculino – Estados Unidos
  • Espada feminino – Estados Unidos
  • Espada masculino – Estados Unidos
  • Sabre feminino – Estados Unidos
  • Sabre masculino – Estados Unidos

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support