Laura Correia leva Brasil ao pódio do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil, no Rio de Janeiro

Medalha de prata na espada feminino cadete foi a primeira conquistada pelo país nesta edição do torneio

Laura Correia em ação na Arena Carioca I. Foto: Rosele Sanchotene

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A primeira medalha brasileira no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil, cuja disputa está ocorrendo na Arena Carioca I, no Rio de Janeiro, foi conquistada nesta sexta-feira (23), segundo dia de competição. E a responsável por levar o país ao pódio, na categoria individual cadete, foi Laura Correia, que faturou a prata na espada feminino.

A trajetória de Laura Correia rumo ao pódio teve início na etapa de pules. Ela, Aydée Dias e Giulia Komatsu avançaram diretamente ao quadro de 16, fase na qual também chegou Mariana Gondo – após bater, no quadro de 32, a venezuelana Valerie Castillo Teran por 15-4.

No quadro de 16, Mariana caiu por 9-15 para a chilena Simone Combatti; Giulia perdeu, pelo mesmo placar, para a colombiana Isabell Malagon Campos; e Aydée foi superada (13-15) por Alisa Jakel, dos EUA. Somente Laura conseguiu avançar ao quadro de 8, derrotando a canadense Evelyn Su pelo placar de 15-10.

A adversária de Laura Correia na disputa por um lugar no pódio foi Isabell Malagon Campos, da Colômbia. A brasileira mostrou um jogo envolvente, venceu por 15-10 e garantiu a primeira medalha brasileira neste Pan-Americano.

O duelo na semifinal foi contra Alysa Jakel, dos Estados Unidos. Contando com o apoio da torcida na Arena Carioca I, Laura mostrou seu jogo e conseguiu abrir quatro pontos de vantagem no primeiro período. No desfecho do combate, ela seguiu ditando o ritmo, fechou em 15-8 e se credenciou a decidir o título. 

Na final da espada feminino cadete, Laura Correia enfrentou a canadense Amy Ai. No confronto decisivo, a brasileira lutou bastante, mas acabou superada por 12-15 pela adversária, que garantiu o ouro – Laura ganhou a prata. As medalhas de bronze ficaram com duas atletas do EUA, Jakel Alysa e Katerine Nemeth.

“Acho que consegui cumprir o objetivo que eu tinha para este campeonato. Estou feliz com meu resultado. Na final, reconheço que entrei um pouco desatenta, mas depois me acalmei e meu desempenho melhorou durante o jogo. Não posso deixar de agradecer à torcida, que também foi responsável por tudo que eu fiz. É muito bom ter este apoio”, afirmou Laura.

Sabre feminino

No sabre feminino, apenas Carolina Szasz não superou as pules. Camila Vieira, por sua vez, perdeu (10-15) no quadro de 32 para a chilena Fernanda Manzo. Coube a Ana Beatriz Fraga – que venceu Carol Galindo, da Colômbia, por 15-2 – e a Stella Santos – que bateu a também colombiana Nathaly Garcia por 15-14 – seguirem na competição.

No quadro de 16, Ana Beatriz bateu por 15-12 a Anna Hammerstrom, dos EUA e avançou de fase. Stella, por sua vez, foi eliminada da competição após derrota por 10-15 para Julia Shi, do Canadá.  

Isabella Favo, sabrista dos Estados Unidos, foi a oponente de Ana Beatriz Fraga no quadro de 8. A brasileira mostrou empenho, mas acabou superada pela norte-americana por 8-15 e terminou o torneio na sétima posição.

A medalha de ouro no sabre feminino foi conquistada por Gabriela Hwang, de Porto Rico. A prata ficou com a canadense Julia Shi, e as duas de bronze com Isabella Favo, dos EUA, e Jiaying Li, do Canadá.    

Florete masculino

Após classificação nas pules do florete masculino, o quadro de 32 teve um duelo brasileiro, no qual Luiz Foschini superou Pedro Nogueira pelo placar de 15-11. Já Guilherme Lobo venceu o argentino Calixto Oyuela por 15-7, enquanto Gustavo Bueno foi superado (6-15) pelo equatoriano Pedro Aguinaga Procel.

No quadro de 16, Foschini venceu o chileno Francisco Naranjo por 15-12 e se classificou ao quadro de 8. Já Guilherme Lobo foi derrotado (2-15) por Nickolas Rusadze, dos Estados Unidos e encerrou sua participação.

No quadro de 8, Luiz Foschini teve pela frente um forte adversário: Conrad Lo, dos EUA. Com uma derrota por 7-15 para o norte-americano, o brasileiro encerrou sua participação, ficando em oitavo lugar.

Repetindo o que as meninas tinham conseguido na véspera, na mesma arma, o pódio do florete masculino cadete só teve atletas dos Estados Unidos. O ouro ficou com Nickolas Rusadze; a prata, com Conrad Lo; e os bronzes com Richard Li e Alexander Wu.

Programação

Neste sábado (24), mais emoção aguarda o público na Arena Carioca I. Terão início as disputas individuais da categoria juvenil, reunindo alguns de nossos melhores esgrimistas. Os duelos serão no florete feminino, espada masculino e sabre masculino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo