Skip to main content

Medalha de prata na espada feminino cadete foi a primeira conquistada pelo país nesta edição do torneio

Laura Correia em ação na Arena Carioca I. Foto: Rosele Sanchotene

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A primeira medalha brasileira no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil, cuja disputa está ocorrendo na Arena Carioca I, no Rio de Janeiro, foi conquistada nesta sexta-feira (23), segundo dia de competição. E a responsável por levar o país ao pódio, na categoria individual cadete, foi Laura Correia, que faturou a prata na espada feminino.

A trajetória de Laura Correia rumo ao pódio teve início na etapa de pules. Ela, Aydée Dias e Giulia Komatsu avançaram diretamente ao quadro de 16, fase na qual também chegou Mariana Gondo – após bater, no quadro de 32, a venezuelana Valerie Castillo Teran por 15-4.

No quadro de 16, Mariana caiu por 9-15 para a chilena Simone Combatti; Giulia perdeu, pelo mesmo placar, para a colombiana Isabell Malagon Campos; e Aydée foi superada (13-15) por Alisa Jakel, dos EUA. Somente Laura conseguiu avançar ao quadro de 8, derrotando a canadense Evelyn Su pelo placar de 15-10.

A adversária de Laura Correia na disputa por um lugar no pódio foi Isabell Malagon Campos, da Colômbia. A brasileira mostrou um jogo envolvente, venceu por 15-10 e garantiu a primeira medalha brasileira neste Pan-Americano.

O duelo na semifinal foi contra Alysa Jakel, dos Estados Unidos. Contando com o apoio da torcida na Arena Carioca I, Laura mostrou seu jogo e conseguiu abrir quatro pontos de vantagem no primeiro período. No desfecho do combate, ela seguiu ditando o ritmo, fechou em 15-8 e se credenciou a decidir o título. 

Na final da espada feminino cadete, Laura Correia enfrentou a canadense Amy Ai. No confronto decisivo, a brasileira lutou bastante, mas acabou superada por 12-15 pela adversária, que garantiu o ouro – Laura ganhou a prata. As medalhas de bronze ficaram com duas atletas do EUA, Jakel Alysa e Katerine Nemeth.

“Acho que consegui cumprir o objetivo que eu tinha para este campeonato. Estou feliz com meu resultado. Na final, reconheço que entrei um pouco desatenta, mas depois me acalmei e meu desempenho melhorou durante o jogo. Não posso deixar de agradecer à torcida, que também foi responsável por tudo que eu fiz. É muito bom ter este apoio”, afirmou Laura.

Sabre feminino

No sabre feminino, apenas Carolina Szasz não superou as pules. Camila Vieira, por sua vez, perdeu (10-15) no quadro de 32 para a chilena Fernanda Manzo. Coube a Ana Beatriz Fraga – que venceu Carol Galindo, da Colômbia, por 15-2 – e a Stella Santos – que bateu a também colombiana Nathaly Garcia por 15-14 – seguirem na competição.

No quadro de 16, Ana Beatriz bateu por 15-12 a Anna Hammerstrom, dos EUA e avançou de fase. Stella, por sua vez, foi eliminada da competição após derrota por 10-15 para Julia Shi, do Canadá.  

Isabella Favo, sabrista dos Estados Unidos, foi a oponente de Ana Beatriz Fraga no quadro de 8. A brasileira mostrou empenho, mas acabou superada pela norte-americana por 8-15 e terminou o torneio na sétima posição.

A medalha de ouro no sabre feminino foi conquistada por Gabriela Hwang, de Porto Rico. A prata ficou com a canadense Julia Shi, e as duas de bronze com Isabella Favo, dos EUA, e Jiaying Li, do Canadá.    

Florete masculino

Após classificação nas pules do florete masculino, o quadro de 32 teve um duelo brasileiro, no qual Luiz Foschini superou Pedro Nogueira pelo placar de 15-11. Já Guilherme Lobo venceu o argentino Calixto Oyuela por 15-7, enquanto Gustavo Bueno foi superado (6-15) pelo equatoriano Pedro Aguinaga Procel.

No quadro de 16, Foschini venceu o chileno Francisco Naranjo por 15-12 e se classificou ao quadro de 8. Já Guilherme Lobo foi derrotado (2-15) por Nickolas Rusadze, dos Estados Unidos e encerrou sua participação.

No quadro de 8, Luiz Foschini teve pela frente um forte adversário: Conrad Lo, dos EUA. Com uma derrota por 7-15 para o norte-americano, o brasileiro encerrou sua participação, ficando em oitavo lugar.

Repetindo o que as meninas tinham conseguido na véspera, na mesma arma, o pódio do florete masculino cadete só teve atletas dos Estados Unidos. O ouro ficou com Nickolas Rusadze; a prata, com Conrad Lo; e os bronzes com Richard Li e Alexander Wu.

Programação

Neste sábado (24), mais emoção aguarda o público na Arena Carioca I. Terão início as disputas individuais da categoria juvenil, reunindo alguns de nossos melhores esgrimistas. Os duelos serão no florete feminino, espada masculino e sabre masculino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support