Kevin Damasceno conquista medalha de bronze no Campeonato Mundial Sub-23 de Paraesgrima

Gaúcho, campeão em 2023, voltou ao pódio em competição disputada em Busan, na Coreia do Sul

Kevin Damasceno com a medalha de bronze. Foto: Acervo pessoal.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O gaúcho Kevin Damasceno voltou a brilhar internacionalmente. Na madrugada desta quarta-feira (30), ele conquistou a medalha de bronze na prova do sabre masculino A do Campeonato Mundial Sub-23 de Paraesgrima, realizado em Busan, na Coreia do Sul.

Esta foi a terceira medalha de Kevin Damasceno nas disputas mundiais da categoria. Em 2022, na competição disputada no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), Damasceno conquistou o título também no sabre A. No florete A, ele caiu na semifinal e ficou em terceiro lugar na ocasião, faturando bronze.

A competição do sabre neste ano foi de tiro curto, com apenas seis atletas, sendo três alemães, um sul-coreano e um tailandês. Na pule, o brasileiro obteve duas vitórias, contra o tailandês Witsawakon Siphuthon (5 a 0) e contra o sul-coreano Gunwoo Choi (5 a 3). Foi superado pelos três alemães: Julius Haupt (0 a 5), Felix Schrader (3 a 5) e Clemens Cursiefen (4 a 5).

Desta forma, terminou em quarto lugar na primeira fase, o que anteciparia um confronto com o Julius Haupt, seu adversário na decisão do ano passado e responsável pela única derrota de Kevin na prova do sabre de 2022 – o atleta europeu venceu por 5 a 2 naquela disputa.  

No quadro de 8, Kevin Damasceno foi amplamente superior ao seu adversário, o também alemão Clemens Cursiefen, vencendo por 15 a 6. Julius Haupt, de bye na fase anterior, acabou sendo o responsável pela eliminação do brasileiro, na semifinal, por 15 a 7.

Espada e florete

Kevin Damasceno segue no país asiático, onde disputa as provas de florete A, na noite desta quarta (horário brasileiro), e espada A, na noite de quinta-feira (31). Na sequência, no mesmo local, ele participa da etapa da Copa do Mundo de Paraesgrima, na categoria adulto, junto com outros seis brasileiros: Jovane Guissone, Mônica Santos, Vanderson Chaves, Lenílson de Oliveira, Rayssa Veras e Carminha de Oliveira.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo