Skip to main content

Gaúcho, campeão em 2023, voltou ao pódio em competição disputada em Busan, na Coreia do Sul

Kevin Damasceno com a medalha de bronze. Foto: Acervo pessoal.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O gaúcho Kevin Damasceno voltou a brilhar internacionalmente. Na madrugada desta quarta-feira (30), ele conquistou a medalha de bronze na prova do sabre masculino A do Campeonato Mundial Sub-23 de Paraesgrima, realizado em Busan, na Coreia do Sul.

Esta foi a terceira medalha de Kevin Damasceno nas disputas mundiais da categoria. Em 2022, na competição disputada no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), Damasceno conquistou o título também no sabre A. No florete A, ele caiu na semifinal e ficou em terceiro lugar na ocasião, faturando bronze.

A competição do sabre neste ano foi de tiro curto, com apenas seis atletas, sendo três alemães, um sul-coreano e um tailandês. Na pule, o brasileiro obteve duas vitórias, contra o tailandês Witsawakon Siphuthon (5 a 0) e contra o sul-coreano Gunwoo Choi (5 a 3). Foi superado pelos três alemães: Julius Haupt (0 a 5), Felix Schrader (3 a 5) e Clemens Cursiefen (4 a 5).

Desta forma, terminou em quarto lugar na primeira fase, o que anteciparia um confronto com o Julius Haupt, seu adversário na decisão do ano passado e responsável pela única derrota de Kevin na prova do sabre de 2022 – o atleta europeu venceu por 5 a 2 naquela disputa.  

No quadro de 8, Kevin Damasceno foi amplamente superior ao seu adversário, o também alemão Clemens Cursiefen, vencendo por 15 a 6. Julius Haupt, de bye na fase anterior, acabou sendo o responsável pela eliminação do brasileiro, na semifinal, por 15 a 7.

Espada e florete

Kevin Damasceno segue no país asiático, onde disputa as provas de florete A, na noite desta quarta (horário brasileiro), e espada A, na noite de quinta-feira (31). Na sequência, no mesmo local, ele participa da etapa da Copa do Mundo de Paraesgrima, na categoria adulto, junto com outros seis brasileiros: Jovane Guissone, Mônica Santos, Vanderson Chaves, Lenílson de Oliveira, Rayssa Veras e Carminha de Oliveira.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support