Confirmação da vaga veio após a eliminação do último adversário na disputa continental
Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
O brasileiro Guilherme Toldo vai disputar os Jogos Olímpicos pela quarta vez em sua carreira. A confirmação da vaga em Paris 2024 veio neste domingo (17), após a eliminação do seu último concorrente do Grand Prix de Washington (USA), último torneio contando pontos no florete masculino para o ranking olímpico.
Toldo encerrou sua participação no quadro de 64, ao cair para o norte-americano Nick Itkin, número 5 do mundo, por 15 a 5. O chileno Leopoldo Alarcon era o último latino-americano que poderia tirar a vaga do brasileiro, pois somava 20,875 pontos no ranking olímpico. Mas também caiu na mesma fase, para o francês Alexandre Sido, por 15 a 10.
O gaúcho Guilherme Amaral Toldo estreou em Jogos Olímpicos em Londres 2012, quando caiu no quadro de 32. Em 2016, no Rio, teve a melhor participação de sua carreira, parando no quadro de 8 e ficando muito próximo da sonhada medalha olímpica. Em Tóquio, cinco anos depois, foi eliminado no primeiro duelo, para o japonês Toshiya Saito.
Maior medalhista da esgrima brasileira em Jogos Pan-Americanos, ele é a principal referência do florete masculino, dominando as disputas no país há alguns anos, com diversos bons resultados em competições internacionais.
Além de Toldo, o Brasil já tem confirmada a presença de Nathalie Moellhausen, na espada. Outros quatro atletas vão brigar por vagas no Pré-Olímpico da Costa Rica, nos dias 6 e 7 de abril, em San José: Alexandre Camargo (espada masculino), Mariana Pistoia (florete feminino), Henrique Garrigós (sabre masculino) e Karina Trois (sabre feminino).
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]