Skip to main content

Confirmação da vaga veio após a eliminação do último adversário na disputa continental

Guilherme Toldo conquistou a vaga continental. Foto: Marina Ziehe/COB.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O brasileiro Guilherme Toldo vai disputar os Jogos Olímpicos pela quarta vez em sua carreira. A confirmação da vaga em Paris 2024 veio neste domingo (17), após a eliminação do seu último concorrente do Grand Prix de Washington (USA), último torneio contando pontos no florete masculino para o ranking olímpico.

Toldo encerrou sua participação no quadro de 64, ao cair para o norte-americano Nick Itkin, número 5 do mundo, por 15 a 5. O chileno Leopoldo Alarcon era o último latino-americano que poderia tirar a vaga do brasileiro, pois somava 20,875 pontos no ranking olímpico. Mas também caiu na mesma fase, para o francês Alexandre Sido, por 15 a 10.

O gaúcho Guilherme Amaral Toldo estreou em Jogos Olímpicos em Londres 2012, quando caiu no quadro de 32. Em 2016, no Rio, teve a melhor participação de sua carreira, parando no quadro de 8 e ficando muito próximo da sonhada medalha olímpica. Em Tóquio, cinco anos depois, foi eliminado no primeiro duelo, para o japonês Toshiya Saito.

Maior medalhista da esgrima brasileira em Jogos Pan-Americanos, ele é a principal referência do florete masculino, dominando as disputas no país há alguns anos, com diversos bons resultados em competições internacionais.

Além de Toldo, o Brasil já tem confirmada a presença de Nathalie Moellhausen, na espada. Outros quatro atletas vão brigar por vagas no Pré-Olímpico da Costa Rica, nos dias 6 e 7 de abril, em San José: Alexandre Camargo (espada masculino), Mariana Pistoia (florete feminino), Henrique Garrigós (sabre masculino) e Karina Trois (sabre feminino).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support