Floretista Guilherme Toldo pode assegurar a classificação para sua quarta participação olímpica no sábado
Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
O Brasil pode garantir mais um esgrimista nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 neste final de semana, após ter a confirmação de Nathalie Moellhausen, que carimbou o passaporte na última sexta-feira. O gaúcho Guilherme Toldo disputa o Grand Prix de Washington, a partir de sábado (16). Líder da corrida pela vaga continental, só uma combinação pouco comum tiraria a vaga antecipada para os Jogos, pela quarta vez em sua vitoriosa carreira.
Toldo é o 29° colocado no ranking olímpico e o líder entre os atletas das Américas, com 48 pontos. Seu adversário mais próximo é o mexicano Diego Cervantes, com 31,625. Ou seja, o atleta da América do Norte precisaria marcar 17 pontos e Toldo não pontuar neste que é o último torneio de florete masculino válido para a contagem.
O problema é que o mexicano só conseguiu essa pontuação uma vez no período de um ano: na Copa do Mundo de Lima, em junho do ano passado, quando caiu no quadro de 8. Por sinal, mesmo que o brasileiro não pontue, bastará que nenhum atleta das Américas chegue nesta fase para que a vaga esteja garantida. Ou que o atleta que chegue nas fases mais agudas do torneio não some mais pontos do que o brasileiro já possui.
O GP de Washington também tem uma briga acirrada no feminino, que ainda terá um torneio a ser disputado antes do fechamento do ranking. A chilena Arantza Inostroza é a líder nas Américas, com 32,5 pontos, seguida muito de perto pelas brasileiras Mariana Pistoia (30,25) e Bia Bulcão (26). Um bom resultado nos Estados Unidos, a partir desta sexta-feira, pode ajudar a modificar o quadro na luta pela vaga direta, sem a necessidade do Pré-Olímpico.
Além dos três brasileiros, a lista de atletas do país no torneio norte-americano tem Ana Toldo, Gabriella Vianna, Livia Burberry, Alan Burberry, Lorenzo Mion, Paulo Morais e Vinicius Alonso.
Sabre
Entre as sabristas, o foco é a Copa do Mundo de Sint-Niklaas, na Bélgica, último torneio da arma antes do fechamento do ranking, com a presença de Karina Trois, Pietra Chierighini e Luana Pekelman. A líder nas Américas é a canadense Pamela Brind`Amour, com 47,5 pontos. Karina Trois é a que mais se aproxima, com 35. Luana tem 29,5 e Pietra está com 21,5. Caso não consigam tirar a diferença na Bélgica, Karina ainda terá a chance de chegar aos Jogos, na disputa do Pré-Olímpico da Costa Rica, em abril.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]