Skip to main content

Floretista Guilherme Toldo pode assegurar a classificação para sua quarta participação olímpica no sábado

Toldo tenta chegar aos Jogos Olímpicos pela quarta vez. Foto de Arquivo: Augusto Bizzi/FIE.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil pode garantir mais um esgrimista nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 neste final de semana, após ter a confirmação de Nathalie Moellhausen, que carimbou o passaporte na última sexta-feira. O gaúcho Guilherme Toldo disputa o Grand Prix de Washington, a partir de sábado (16). Líder da corrida pela vaga continental, só uma combinação pouco comum tiraria a vaga antecipada para os Jogos, pela quarta vez em sua vitoriosa carreira.

Toldo é o 29° colocado no ranking olímpico e o líder entre os atletas das Américas, com 48 pontos. Seu adversário mais próximo é o mexicano Diego Cervantes, com 31,625. Ou seja, o atleta da América do Norte precisaria marcar 17 pontos e Toldo não pontuar neste que é o último torneio de florete masculino válido para a contagem.

O problema é que o mexicano só conseguiu essa pontuação uma vez no período de um ano: na Copa do Mundo de Lima, em junho do ano passado, quando caiu no quadro de 8. Por sinal, mesmo que o brasileiro não pontue, bastará que nenhum atleta das Américas chegue nesta fase para que a vaga esteja garantida. Ou que o atleta que chegue nas fases mais agudas do torneio não some mais pontos do que o brasileiro já possui.

O GP de Washington também tem uma briga acirrada no feminino, que ainda terá um torneio a ser disputado antes do fechamento do ranking. A chilena Arantza Inostroza é a líder nas Américas, com 32,5 pontos, seguida muito de perto pelas brasileiras Mariana Pistoia (30,25) e Bia Bulcão (26). Um bom resultado nos Estados Unidos, a partir desta sexta-feira, pode ajudar a modificar o quadro na luta pela vaga direta, sem a necessidade do Pré-Olímpico.

Além dos três brasileiros, a lista de atletas do país no torneio norte-americano tem Ana Toldo, Gabriella Vianna, Livia Burberry, Alan Burberry, Lorenzo Mion, Paulo Morais e Vinicius Alonso.

Sabre

Entre as sabristas, o foco é a Copa do Mundo de Sint-Niklaas, na Bélgica, último torneio da arma antes do fechamento do ranking, com a presença de Karina Trois, Pietra Chierighini e Luana Pekelman. A líder nas Américas é a canadense Pamela Brind`Amour, com 47,5 pontos. Karina Trois é a que mais se aproxima, com 35. Luana tem 29,5 e Pietra está com 21,5. Caso não consigam tirar a diferença na Bélgica, Karina ainda terá a chance de chegar aos Jogos, na disputa do Pré-Olímpico da Costa Rica, em abril.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support