O Instituto Brasileiro de Esgrima – IBE, criado no ano da realização dos Jogos Olímpicos RIO 2016, é o Departamento Educacional da Confederação Brasileira de Esgrima – CBE voltado para a formação e capacitação de recursos humanos, bem como na difusão e disseminação da esgrima no Brasil.

Os seus objetivos, em síntese, apóiam-se em três pilares fundamentais: capacitar e gerar conhecimentos através dos seus diversos CURSOS da área técnica, promover EVENTOS diversos para profissionais e atletas e, por fim, difundir e disseminar a esgrima, propiciando, como agente facilitador, a abertura do seu mercado de atuação mediante as diversas ações do PROJETO ENGAJAR.

MISSÃO

Formar recursos humanos para a difusão e qualificação da esgrima brasileira.

VISÃO

Levar o ensinamento, a prática e a gestão da esgrima em seus diversos aspectos, para todo o território nacional, bem como potencializar a sua qualificação nos polos já existentes.

VALORES

O esporte não é só resultado, mas um programa de cidadania e de inclusão social, tendo como principais sujeitos: excelência, respeito, trabalho em equipe, profissionalismo, responsabilidade e atletas em foco.