A CBE, em julho de 2022, firmou parceria com o Comitê Olímpico do Brasil – COB para difundir o PROGRAMA ESPORTE SEGURO a fim de estabelecer uma maior cultura de segurança e um ambiente esportivo justo, equilibrado e livre de violências.

Em razão desta parceria, a partir do ano de 2023 a CBE adotará como requisito necessário a realização dos cursos abaixo para os atletas, técnicos, árbitros e oficiais em representação do Brasil em competições internacionais e, também, para participantes em estágios promovidos pela CBE,  FIE, IWAS, CPE ou CSE.

À todas as demais pessoas de nossa comunidade (atletas, técnicos, dirigentes, árbitros, colaboradores / funcionários, familiares e amigos), a CBE recomenda fortemente a realização desses mesmos cursos como forma de contribuição para o desenvolvimento de um ambiente esportivo seguro e saudável para todos.

Os cursos são gratuitos e são realizados online na plataforma do IOB .

O Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) é o departamento de educação do COB para o esporte olímpico. O seu objetivo maior é o de gerar e difundir conhecimento ao promover uma formação profissional de alta qualidade por meio de programas de capacitação e desenvolvimento.

Programa Esporte Seguro

O Programa Esporte Seguro para Organizações visa apoiar as organizações e toda a comunidade esportiva, com o objetivo de tornar o esporte um lugar seguro para todas e todos, contribuir para uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas no ambiente esportivo, conforme a legislação vigente, difundindo amplamente temas como: violência, assédio, abuso, racismo, ética, entre outros.

Selecione o curso que deseja fazer, gratuitamente, na plataforma online do IOB.

Cada um dos cursos possui carga horária de 30 horas.