Ao todo, a equipe brasileira subiu 38 vezes ao pódio e foi superada somente pela dos Estados Unidos; número foi mais que o dobro da última edição
Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Chegou ao fim nesta sexta-feira (18) o Campeonato Pan-Americano Infantil e Veterano de Esgrima, em Montevidéu, no Uruguai. Com um total de 38 medalhas conquistadas – sete de ouro, 11 de prata e 20 de bronze –, o Brasil terminou como vice-campeão, sendo superado somente pelos Estados Unidos. Participaram da competição esgrimistas de 13 países.
Mais do que isso, o desempenho dos meninos e meninas e dos mais experientes trouxe um resultado poucas vezes visto em competições continentais na História. Em agosto de 2022, por exemplo, os esgrimistas do nosso país fecharam a disputa do Pan Infantil e Veterano com um total de 16 medalhas (três ouros, cinco pratas e oito bronzes), na competição disputada em Lima. A totalização deste ano foi mais que o dobro.
Na quinta-feira (17), penúltimo dia de disputas em Montevidéu, o destaque brasileiro na competição foi Álvaro Kalleby, que sagrou-se campeão no florete masculino pré-cadete ao derrotar na final Dalton Sheng, dos Estados Unidos. Felipe Reichow ganhou bronze nesta mesma arma.
Além de Kalleby e Reichow, faturaram medalhas Giulia Santos (bronze, no florete feminino infantil B); Lorena Iacomelli e Arabella Leal (respectivamente prata e bronze, no sabre feminino infantil A); Koiti Yamashita (bronze, na espada masculino pré-veterano); e Patrícia Savan (bronze, no sabre feminino pré-veterano).
Encerramento
Nesta sexta (18), dia de encerramento do Pan-Americano, o Brasil conquistou suas derradeiras medalhas na competição com Antônio Fonseca e Antônio Wizer, respectivamente prata e bronze, no florete masculino infantil A; Ágatha Magalhães, prata no sabre feminino pré-cadete; Luiz Guilherme Garcia, bronze na espada masculino veterano 1; e Laura Mangiaterra, bronze, na espada feminino veterano 1.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]