Skip to main content

Ao todo, a equipe brasileira subiu 38 vezes ao pódio e foi superada somente pela dos Estados Unidos; número foi mais que o dobro da última edição

Brasil e Estados Unidos dominaram a competição em Montevidéu. Foto: Acervo Pessoal.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Chegou ao fim nesta sexta-feira (18) o Campeonato Pan-Americano Infantil e Veterano de Esgrima, em Montevidéu, no Uruguai. Com um total de 38 medalhas conquistadas – sete de ouro, 11 de prata e 20 de bronze –, o Brasil terminou como vice-campeão, sendo superado somente pelos Estados Unidos. Participaram da competição esgrimistas de 13 países.

Mais do que isso, o desempenho dos meninos e meninas e dos mais experientes trouxe um resultado poucas vezes visto em competições continentais na História. Em agosto de 2022, por exemplo, os esgrimistas do nosso país fecharam a disputa do Pan Infantil e Veterano com um total de 16 medalhas (três ouros, cinco pratas e oito bronzes), na competição disputada em Lima. A totalização deste ano foi mais que o dobro.

Na quinta-feira (17), penúltimo dia de disputas em Montevidéu, o destaque brasileiro na competição foi Álvaro Kalleby, que sagrou-se campeão no florete masculino pré-cadete ao derrotar na final Dalton Sheng, dos Estados Unidos. Felipe Reichow ganhou bronze nesta mesma arma.

Além de Kalleby e Reichow, faturaram medalhas Giulia Santos (bronze, no florete feminino infantil B); Lorena Iacomelli e Arabella Leal (respectivamente prata e bronze, no sabre feminino infantil A); Koiti Yamashita (bronze, na espada masculino pré-veterano); e Patrícia Savan (bronze, no sabre feminino pré-veterano).

Encerramento

Nesta sexta (18), dia de encerramento do Pan-Americano, o Brasil conquistou suas derradeiras medalhas na competição com Antônio Fonseca e Antônio Wizer, respectivamente prata e bronze, no florete masculino infantil A; Ágatha Magalhães, prata no sabre feminino pré-cadete; Luiz Guilherme Garcia, bronze na espada masculino veterano 1; e Laura Mangiaterra, bronze, na espada feminino veterano 1.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support