Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the insert-headers-and-footers domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/u800288599/domains/cbesgrima.org.br/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Henrique Marques, Amanda Netto Simeão e Henrique Garrigós faturam títulos no Torneio Nacional Cidade de São Paulo – CBE

Henrique Marques, Amanda Netto Simeão e Henrique Garrigós faturam títulos no Torneio Nacional Cidade de São Paulo

Garrigós mantêm vivo o sonho da classificação para o Pré-Olímpico e leva a decisão da vaga para o Brasileiro; Marques dispara no ranking nacional do florete e Amanda deve voltar ao segundo lugar na espada

Henrique Garrigós (esq.) bateu Bruno Pekelman (dir.) na decisão do sabre. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Torneio Nacional Cidade de São Paulo, penúltima etapa do circuito na temporada, chegou ao fim neste sábado (19). E os campeões do dia nas pistas do Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (SP), foram Henrique Marques (florete masculino), Amanda Netto Simeão (espada feminino) e Henrique Garrigós (sabre masculino).

No sabre masculino, cujo ranking nacional decide o representante do país no Pré-Olímpico, Garrigós colocou fogo na disputa, voltando ao primeiro lugar e levando a decisão da vaga para Porto Alegre. Amanda pode voltar ao segundo lugar na espada e Marques dispara na frente no florete. Confira como foram os duelos deste sábado:

Florete masculino

A decisão do florete masculino foi entre atletas do mesmo clube, acostumados a treinar juntos e a disputar títulos: Henrique Marques e Paulo Morais, ambos do Pinheiros-SP. E como era de se esperar, foi um jogo acirrado, dramático, com direito a emoção até o último toque.  

A final começou equilibrada. Morais saiu na frente, porém Marques reagiu e conseguiu virar o jogo. Após uma grande reação de Paulo Morais (que tirou uma diferença de seis pontos e empatou), o desfecho foi dramático, decidido somente por vídeo – a favor de Henrique Marques. Com a vitória por 15-14, o líder do ranking na arma garantiu mais um título de campeão na temporada.  

“Abri vantagem e diminuí o ritmo, daí o Paulo reagiu. Mas consegui voltar para o jogo e vencer. Ele estava melhor fisicamente e, no ponto decisivo, parti logo para decidir”, revelou Henrique Marques.

Espada feminino

Amanda Netto Simeão, do Clube Curitibano-PR, terceira colocada no ranking, e Victoria Vizeu, do Paulistano-SP, vice-líder, se enfrentaram na final da espada. Um clássico, reunindo duas de nossas melhores atletas na modalidade.

E a vencedora do duelo decisivo foi Amanda, que se impôs desde o início e abriu uma boa vantagem no placar. Após o jogo ser interrompido para atendimento médico a Victoria, a experiente atleta do Curitibano seguiu em ritmo forte para vencer por 15-7 e conquistar a medalha de ouro.

“Vim determinada a vencer essa competição. A classificação para o Pan-Americano já estava encaminhada e essa foi uma boa preparação. Meu foco é a equipe, tenho 18 anos de experiência e quero ajudar. Queremos ganhar os Jogos Pan-Americanos por equipes”, disse Amanda, se referindo ao Pan de Santiago-CHI, entre outubro e novembro, próxima competição internacional que disputará.

Sabre masculino

O sabre masculino foi a arma que fechou o Torneio Nacional Cidade de São Paulo, sendo a única que valia disputa direta para o Pré-Olímpico. E em altíssimo estilo: Henrique Garrigós, do Paulistano, não apenas venceu Bruno Pekelman, do Pinheiros, por 15-8, como também tomou do rival a liderança do ranking e ficou em vantagem na briga pela vaga ao Pré-Olímpico, que será decidida na última etapa da temporada, em Porto Alegre-RS.

Garrigós cumpriu uma atuação excelente no jogo decisivo. Foi para cima e não deu chances a Pekelman, abrindo uma vantagem que o permitiu administrar o placar na reta final do combate.

“Foi bom demais. Depois de alguns meses sem uma conquista nacional, ganhar aqui me deixa muito feliz. Eu e o Bruno estamos sempre decidindo, fazendo grandes jogos e dessa vez me saí melhor”, disse Garrigós, falando também sobre a disputa com Pekelman pela vaga no Pré-Olímpico:

“É uma vantagem pequena que agora tenho sobre ele. Porto Alegre vai definir tudo. É um sonho poder disputar os Jogos, mas antes tem o Pré-Olímpico e é preciso chegar a essa primeira etapa. Vamos tentar, eu acredito”, concluiu. 

Definição no Sul

A última etapa do circuito nacional de esgrima na categoria adulto será o Campeonato Brasileiro, cuja disputa ocorrerá de 12 a 15 de outubro, em Porto Alegre-RS. Nesta competição, serão definidos os classificados ao Pré-Olímpico no florete feminino, florete masculino e sabre masculino.

Equipes

Neste domingo (20), também no Centro Paralímpico Brasileiro, serão disputadas as provas finais do Torneio Nacional de Equipes. Nas pistas, haverá duelos no florete masculino, sabre masculino e espada feminino.

CAMPEÕES DO TORNEIO NACIONAL CIDADE DE SÃO PAULO

  • Espada masculino – Alexandre Camargo (AMK-PR)
  • Florete masculino – Henrique Marques (Pinheiros-SP)
  • Sabre masculino – Henrique Garrigós (Paulistano-SP)
  • Espada feminino – Amanda Netto Simeão (Curitibano-PR)
  • Florete feminino – Bia Bulcão (Pinheiros-SP)
  • Sabre feminino – Pietra Chierighini (Paulistano-SP)

Classificação Olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos de Paris, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Pular para o conteúdo