Skip to main content

Pinheiros conquista títulos na espada masculino e florete feminino; Paulistano fatura no sabre feminino

O ponto final de Mauricio Pellegrino para o Pinheiros na disputa da espada. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O primeiro dia de disputa do Troféu Brasil de Equipes, realizado no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, teve domínio paulista. Dois clubes da capital, rivais tradicionais na esgrima, conquistaram os títulos disputados nesta sexta-feira (18). O E.C.Pinheiros faturou ouro do torneio masculino de espada e no florete feminino; o C.A.Paulistano, por sua vez, foi campeão no sabre feminino.

Na espada, o título do Pinheiros foi conquistado com uma vitória por 37-36 sobre os paranaenses da Academia Mestre Kato. E o último duelo do confronto foi de arrepiar. Alexandre Camargo, da AMK, líder do ranking e campeão do individual na arma, tirou uma diferença de 14 pontos e empatou no tempo normal. Porém, no desempate, Maurício Pellegrino, mesmo com a prioridade, arriscou, foi feliz e deu o título ao Pinheiros.

“Fico feliz com minha atuação, mas o que importa é a equipe ganhar. Nossa estratégia foi colocar o Maurício no fim, o Alexandre é um adversário fortíssimo”, disse Richard Grunhauser.

“Nossa, foi um sufoco esse último jogo. Agradeço aos companheiros pela vantagem que abriram. No último ponto, arrisquei e deu tudo certo”, completou Maurício Pellegrino.

A equipe do Pinheiros foi formada por Richard Grunhauser, Gunnar Gräsbeck, Nicolas Ferreira e Maurício Pellegrino. A da AMK, por Alexandre Camargo, Fabrizio Lazzaroto, Leopoldo Gubert e Pedro Petrich.

Florete feminino

O segundo título do Pinheiros veio no florete feminino, com uma vitória de 45-44 sobre o Grêmio Náutico União-RS. No último duelo, Mariana Pistoia e Bia Bulcão reeditaram a decisão do individual desta etapa. E Bia novamente levou a melhor, garantindo mais uma conquista de seu clube. 

“Está sendo uma boa semana para mim, para o clube e para as meninas também. Esse espírito de equipe é muito importante”, disse Bia após mais uma conquista.

O jovem time do Pinheiros teve Bia Bulcão, Gabriella Vianna, Stella Frias e Valentina Basso; o GNU, Mariana Pistoia, Ana Toldo, Giovana Bonetti e Daphne Becker.

Sabre feminino

No sabre feminino, o Paulistano impediu a “trinca” do Pinheiros ao superar o rival paulista por 45-34. O confronto final foi entre as experientes Karina Trois e Luana Pekelman. Karina jogou com autoridade, superou a rival e fechou a partida.

“É um ano especial, que precede Jogos Olímpicos. Meu foco é tentar chegar ao Pré-Olímpico e lutar pela vaga”, afirmou Karina Trois.

“É meu primeiro título no adulto. Poder treinar e competir com as mais experientes é muito bom!”, completou Camila Vieira.

Formaram a equipe do Paulistano Karina Trois, Luiza Lee e Camila Vieira; a do Pinheiros, Luana Pekelman, Ana Beatriz Fraga e Maria Peluso.

Fim de semana

Domingo (20), o Troféu Brasil de Equipes (disputado simultaneamente ao Torneiro Nacional Cidade de São Paulo, no Centro Paralímpico Brasileiro) terá suas últimas disputas da etapa, no florete masculino, sabre masculino e espada feminino. Sábado, é a vez do individual no Torneio Nacional, nas mesmas armas e gêneros.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support