É campeão! Brasil conquista com folga o Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil no Paraguai

Título por antecipação foi garantido nesta sexta-feira (8) com larga diferença sobre a vice-campeã Argentina

Equipe de sabre faturou mais um ouro no Sul-Americano. Foto: Acervo Pessoal.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Assunção, capital do Paraguai, tornou-se palco de uma brilhante conquista da nova geração da esgrima brasileira. O título do Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil foi garantido nesta sexta-feira (8), por antecipação e com uma larga diferença no número de medalhas sobre a Argentina, vice-campeã: 33 medalhas contra 11. A hegemonia verde-amarela está mantida no continente e o futuro da modalidade em nosso país se mostra bastante promissor. 

Nesta sexta, penúltimo dia da competição, foram realizadas provas individuais de florete juvenil, com brilho verde-amarelo tanto no masculino quanto no feminino: ouro para Lorenzo Mion e Carolina Brecheret; e prata para Paulo Morais. Houve também disputas por equipes de sabre juvenil, nos dois naipes: em ambas, o Brasil faturou o ouro.

A final do florete masculino juvenil no penúltimo dia de disputa do Sul-Americano foi brasileira, colocando frente a frente Lorenzo Mion e Paulo Morais. Eles se classificaram vencendo nas semifinais, respectivamente, o chileno Felipe Ossandon e o venezuelano Jose Briceño.

Acostumados se enfrentar no circuito nacional, Mion e Morais fizeram um jogo de bom nível técnico na final. Melhor para Lorenzo Mion, que venceu por 15-9 e faturou o ouro, deixando a prata para o rival.

No florete feminino juvenil, por sua vez, Carolina Brecheret disputou a decisão com a chilena Rafaela Blumel. Jogando com autoridade, a brasileira se impôs, venceu por 15-4 e subiu ao lugar mais alto do pódio.

Equipes

O penúltimo dia de competição teve também disputas por equipe no sabre juvenil. E o Brasil faturou ouro tanto no masculino quanto no feminino. A equipe brasileira de sabre masculino foi formada por Matheus Becker, Renato Saliba, Paulo Morais e Érico Patto; a feminina, por Stella Santos, Luana Pekelman, Camila Vieira e Ana Beatriz Fraga.

Com as medalhas conquistadas nesta sexta-feira, o Brasil, já campeão, soma agora 33 e lidera o quadro de premiações do Sul-Americano – 12 de ouro, seis de prata e 15 de bronze. Na vice-liderança está a Argentina, com 11, sendo três de ouro, três de prata e cinco de bronze. A competição termina neste sábado (9), com disputas por equipes de espada e florete juvenil, nos dois naipes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo