Skip to main content

Título por antecipação foi garantido nesta sexta-feira (8) com larga diferença sobre a vice-campeã Argentina

Equipe de sabre faturou mais um ouro no Sul-Americano. Foto: Acervo Pessoal.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Assunção, capital do Paraguai, tornou-se palco de uma brilhante conquista da nova geração da esgrima brasileira. O título do Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil foi garantido nesta sexta-feira (8), por antecipação e com uma larga diferença no número de medalhas sobre a Argentina, vice-campeã: 33 medalhas contra 11. A hegemonia verde-amarela está mantida no continente e o futuro da modalidade em nosso país se mostra bastante promissor. 

Nesta sexta, penúltimo dia da competição, foram realizadas provas individuais de florete juvenil, com brilho verde-amarelo tanto no masculino quanto no feminino: ouro para Lorenzo Mion e Carolina Brecheret; e prata para Paulo Morais. Houve também disputas por equipes de sabre juvenil, nos dois naipes: em ambas, o Brasil faturou o ouro.

A final do florete masculino juvenil no penúltimo dia de disputa do Sul-Americano foi brasileira, colocando frente a frente Lorenzo Mion e Paulo Morais. Eles se classificaram vencendo nas semifinais, respectivamente, o chileno Felipe Ossandon e o venezuelano Jose Briceño.

Acostumados se enfrentar no circuito nacional, Mion e Morais fizeram um jogo de bom nível técnico na final. Melhor para Lorenzo Mion, que venceu por 15-9 e faturou o ouro, deixando a prata para o rival.

No florete feminino juvenil, por sua vez, Carolina Brecheret disputou a decisão com a chilena Rafaela Blumel. Jogando com autoridade, a brasileira se impôs, venceu por 15-4 e subiu ao lugar mais alto do pódio.

Equipes

O penúltimo dia de competição teve também disputas por equipe no sabre juvenil. E o Brasil faturou ouro tanto no masculino quanto no feminino. A equipe brasileira de sabre masculino foi formada por Matheus Becker, Renato Saliba, Paulo Morais e Érico Patto; a feminina, por Stella Santos, Luana Pekelman, Camila Vieira e Ana Beatriz Fraga.

Com as medalhas conquistadas nesta sexta-feira, o Brasil, já campeão, soma agora 33 e lidera o quadro de premiações do Sul-Americano – 12 de ouro, seis de prata e 15 de bronze. Na vice-liderança está a Argentina, com 11, sendo três de ouro, três de prata e cinco de bronze. A competição termina neste sábado (9), com disputas por equipes de espada e florete juvenil, nos dois naipes.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support