Nossos esgrimistas faturaram três ouros, uma prata e quatro bronzes no primeiro dia de competição, no Paraguai
Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Defendendo sua hegemonia continental, o Brasil iniciou em alto estilo a disputa do Campeonato Sul-Americano Pré-Cadete, Cadete e Juvenil, em Assunção, capital paraguaia. Nesta segunda-feira (4), dia de duelos de espada e florete, nos dois naipes, pela categoria pré-cadete (sub-15), nossos jovens esgrimistas marcaram presença em todas as finais, conquistando oito medalhas: três de ouro uma de prata e quatro de bronze.
Das três medalhas de ouro conquistadas pelo Brasil, duas foram no masculino. Bernardo Bicalho venceu na espada, batendo na final o argentino Vlad Beauchamp por 15-14; no florete, quem subiu ao lugar mais alto do pódio foi Luiz Foschini, que superou na decisão o equatoriano Tomas Procel pelo placar de 15-8. A outra medalha brasileira no masculino foi de bronze – Álvaro Kalleby, no florete.
No feminino, o ouro foi para Lívia Matos, no florete. Na final, ela derrotou a peruana Astrid Bravo por 15-7. Na mesma arma, Valentina Basso e Ana Beatriz Fraga conquistaram medalhas de bronze, o que fez com que o pódio fosse praticamente inteiro verde e amarelo.
Já na espada, Mariana Melo ficou com a prata ao ser superada na final por Astrid Bravo (a quem Lívia Matos vencera na final do florete). Valentina Basso, por sua vez, faturou mais um bronze. Ela é uma das atletas que está atuando em mais de uma arma e a única a conquistar duas medalhas no primeiro dia.
Com as oito medalhas, o Brasil lidera a competição seguido do Peru, que soma três pódios (um ouro, uma prata e um bronze). Nesta terça-feira (5), teremos as disputas do sabre pré-cadete masculino e feminino, e da espada cadete (sub-17), também nos dois naipes.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]