Problemas físicos no jogo decisivo prejudicaram o desempenho do brasileiro, 34º colocado no ranking mundial
Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Um desfecho surpreendente marcou o Torneio Satélite de Florete da Federação Internacional de Esgrima (FIE), disputado nas pistas do Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo-SP. Neste sábado (2), na final do masculino, o gaúcho Guilherme Toldo, principal nome do florete brasileiro, único integrante do Top 50 mundial na competição e apontado como principal favorito, foi derrotado na final por Leopoldo Alarcon, do Chile, pelo placar de 15-12. Além da eficiência do adversário, o brasileiro sofreu com problemas físicos no jogo decisivo e deixou o título escapar.
Toldo iniciou o Torneio Satélite na 34ª posição do ranking da FIE, e já tem garantida a vaga brasileira da arma numa eventual disputa de Pré-Olímpico. O gaúcho queria o título do torneio para avançar em busca da vaga direta pela classificação mundial.
Na pule, Toldo perdeu apenas um jogo, para o chileno Gustavo Alarcon. Essa derrota acabou o colocando com a quarta melhor campanha na fase inicial do torneio, iniciando o mata-mata como bye. No quadro de 16, ele teve como primeiro adversário o compatriota Rafael Tomino. Com vitória de 15-8, avançou ao quadro de 8.
Depois, o brasileiro teve como oponente seguinte Frederick Fogelson, dos Estados Unidos. Repetindo o placar de 15-8, o brasileiro se classificou para a fase semifinal. Nesta etapa, obteve triunfo por 15-10 sobre o britânico Kamal Minott, pavimentando sua ida para a decisão, contra o chileno Leopoldo Alarcon, que eliminara o brasileiro Lorenzo Mion na outra semifinal.
Logo no início do combate, quando vencia por 2 a 1, Toldo foi vítima de câimbras na mão esquerda e na perna direita, tendo que receber atendimento médico. Quando o jogo recomeçou, o chileno virou o placar. Mas o gaúcho recuperou a confiança e reagiu. Foi uma disputa eletrizante, com o brasileiro, nitidamente, sentido os reflexos do problema físico que sofreu. Na reta final do combate, Alarcon retomou a dianteira do placar e fechou a partida em 15-12, conquistando o título para o Chile.
“Dedico essa vitória a todo o Chile. Nunca imaginei que pudesse ganhar aqui. Já tive outras disputas com o Toldo, mas desta vez eu estava muito tranquilo, muito focado. Estou muito feliz e agora é pensar em fazer um grande Pan-Americano”, disse Alarcon, que pertence a uma família de esgrimistas, exultante após a conquista do título.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]