Brasileira, de apenas 19 anos, venceu cinco dos seis jogos na pule, fez a décima melhor campanha e garantiu lugar entre as melhores no Catar
Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Victoria Vizeu segue brilhando no cenário internacional. Com apenas 19 anos, a espadista, que a cada dia se firma como a futura principal atleta da arma no país, conseguiu mais um grande resultado, desta vez no Grand Prix de Doha, no Catar. Nesta segunda-feira (29), ela garantiu vaga na chave principal da competição, uma das principais da temporada internacional.
O resultado é ainda mais expressivo se considerarmos que a espada é a arma da esgrima onde os atletas amadurecem mais tarde. Entre as primeiras do ranking mundial, a grande maioria está na faixa dos 30 anos – Nathalie Moellhausen, por exemplo, tem 38, quase 20 anos a mais que Victoria, em plena forma.
No início da competição desta segunda, Victoria foi praticamente perfeita. Ela venceu cinco das seis adversárias que enfrentou na pule, fazendo a décima melhor campanha entre as participantes desta primeira fase do torneio. Com isso, garantiu a vaga entre as 16 que passavam diretamente para a chave principal, ao lado das 16 cabeças de chave. Outras 32 atletas obtiveram classificação nos jogos das fases eliminatórias.
A única derrota de Victoria foi para a norte-americana Katharine Holmes, número 23 do mundo: 3 a 5. Nos demais jogos, ela superou a venezuelana Eliana Lugo (5 a 4), a kuwaitiana Fawzia Alrefae (5 a 0), a suíça Iulia Izzo (5 a 1), a polonesa Barbara Brych (5 a 4) e a húngara Bosziljka Fekete (5 a 2).
No quadro de 64, na quarta-feira, ela encara a norte-americana Anne Cebula, 28 do ranking mundial, às 3h (horário de Brasília). Uma hora depois, Nathalie Moellhausen, que luta pelo bicampeonato, enfrenta outra norte-americana, Catherine Nixon, 18ª do mundo.
Nesta terça-feira, é a vez dos meninos. Alexandre Camargo e Pedro Petrich serão os representantes do Brasil no torneio.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]