Skip to main content

Brasileira, de apenas 19 anos, venceu cinco dos seis jogos na pule, fez a décima melhor campanha e garantiu lugar entre as melhores no Catar

Victoria Vizeu fez ótima campanha no Catar. Foto: Eva Pavia #BizziTeam

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Victoria Vizeu segue brilhando no cenário internacional. Com apenas 19 anos, a espadista, que a cada dia se firma como a futura principal atleta da arma no país, conseguiu mais um grande resultado, desta vez no Grand Prix de Doha, no Catar. Nesta segunda-feira (29), ela garantiu vaga na chave principal da competição, uma das principais da temporada internacional.

O resultado é ainda mais expressivo se considerarmos que a espada é a arma da esgrima onde os atletas amadurecem mais tarde. Entre as primeiras do ranking mundial, a grande maioria está na faixa dos 30 anos – Nathalie Moellhausen, por exemplo, tem 38, quase 20 anos a mais que Victoria, em plena forma.

No início da competição desta segunda, Victoria foi praticamente perfeita. Ela venceu cinco das seis adversárias que enfrentou na pule, fazendo a décima melhor campanha entre as participantes desta primeira fase do torneio. Com isso, garantiu a vaga entre as 16 que passavam diretamente para a chave principal, ao lado das 16 cabeças de chave. Outras 32 atletas obtiveram classificação nos jogos das fases eliminatórias.

A única derrota de Victoria foi para a norte-americana Katharine Holmes, número 23 do mundo: 3 a 5. Nos demais jogos, ela superou a venezuelana Eliana Lugo (5 a 4), a kuwaitiana Fawzia Alrefae (5 a 0), a suíça Iulia Izzo (5 a 1), a polonesa Barbara Brych (5 a 4) e a húngara Bosziljka Fekete (5 a 2).

No quadro de 64, na quarta-feira, ela encara a norte-americana Anne Cebula, 28 do ranking mundial, às 3h (horário de Brasília). Uma hora depois, Nathalie Moellhausen, que luta pelo bicampeonato, enfrenta outra norte-americana, Catherine Nixon, 18ª do mundo.

Nesta terça-feira, é a vez dos meninos. Alexandre Camargo e Pedro Petrich serão os representantes do Brasil no torneio.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)

Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support