Nesta terça-feira, em Montevidéu, esgrimistas brasileiros subiram ao pódio em cinco das seis provas que disputaram; Silvia Rothfeld é destaque, com dois ouros
Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
O segundo dia do Campeonato Pan-Americano Infantil e Veterano de Esgrima, em Montevidéu, no Uruguai, trouxe mais conquistas brasileiras. Nesta terça-feira (15), os nossos atletas subiram ao pódio em sete oportunidades, garantindo duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze.
Na florete feminino infantil A, o Brasil marcou presença duas vezes no pódio. Maya Schneider ficou com o vice-campeonato, ao cair para a norte-americana Morgan Fraser na decisão. A adversária também foi algoz de Helena Machado, que foi superada na semifinal e ficou com a medalha de bronze.
Na espada feminino infantil B, novamente o Brasil ocupou a segunda e terceira colocações. Alicia Fontenelle caiu por um ponto (7 a 6) na semifinal para a norte-americana Jane Zhang, ficando com o bronze. Zhang também venceu Anne Driesen por um ponto (5 a 4) na final, com a brasileira levando a prata.
Entre os veteranos, mais medalhas. E quem mais brilhou nesse aspecto foi Silvia Rothfeld. Ela foi absoluta na competição de florete veterano 40, vencendo todas as adversárias até a final, quando bateu a argentina Maria Elizabeth Reyes, por 10 a 5 no jogo em que assegurou o ouro. Logo depois, repetiu a dose, também no florete, só que no veterano 50.
Outro veterano que leva boas lembranças de Montevidéu é Rodrigo Baldin. No sabre masculino veterano 40, ele superou todos os adversários desde a pule e só caiu na decisão, para o norte-americano Mahmoud Elbakry, por 10 a 6, ficando com a medalha de prata.
Bem perto de mais conquistas
Outros esgrimistas do Brasil ainda chegaram bem perto de mais medalhas. Na espada masculino B, Theo Kadunc caiu no quadro de 8 para o norte-americano Julian Kim e deixou escapar a chance de subir ao pódio. Mesma fase em que caíram Anita Hofman (florete feminino A), Giulia Santos (espada feminino B), Ricardo Rodrigues e Juan Fayos (sabre masculino veterano 40) e Vania Oliveira e Suzana Pasternak (florete feminino veterano 50).
No terceiro dia de disputas em Montevidéu, serão disputadas as provas de espada masculino pré-cadete, florete feminino pré-cadete, sabre masculino infantil A, florete masculino veterano 50, sabre feminino veterano 50, espada feminino veterano 60 e espada masculino veterano 60.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]