Último dia de competição no Centro Paralímpico Brasileiro confirmou o domínio paulista no torneio, com dois títulos do Pinheiros e um do Paulistano
Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Chegou ao fim neste domingo (20) o Troféu Brasil de Equipes, realizado no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. E o grande vencedor do torneio foi o Pinheiros, que terminou a competição com quatro dos seis títulos disputados nas três armas: florete masculino e feminino, sabre masculino e espada masculino. O Paulistano, por sua vez, levou ouro no sabre e na espada feminino.
No dia de encerramento da competição, o Pinheiros obteve os títulos do florete e do sabre masculino. Já o campeão da espada feminino, último a ser conhecido nas pistas do CPB, foi o Paulistano. Ou seja: todos os títulos do Troféu Brasil de Equipes ficaram em São Paulo, sede do torneio.
Florete masculino
A final do florete masculino foi um duelo entre paulistas e gaúchos: Pinheiros contra Grêmio Náutico União, ambos representados por suas fortes equipes principais. A disputa foi de alto nível. No último jogo, Henrique Marques superou Pedro Marostega e fechou em 45-38, dando o título ao Pinheiros.
“É uma equipe de ouro. Tive a honra de vê-los jovens, crescendo e agora vencemos juntos”, comemorou Heitor Shimbo, o mais experiente.
“Muito bom dar mais um título para o clube. Nossa equipe mereceu essa conquista”, disse Henrique Marques, campeão também individual na etapa.
Jogaram pelo Pinheiros na decisão Henrique Marques, Heitor Shimbo, Lorenzo Mion e André Mura. Pelo GNU, Pedro Marostega, Jerônimo Machado e Vicente Hoffmeister.
Sabre masculino
Maiores vencedores do sabre brasileiro, Pinheiros e Paulistano protagonizaram mais uma decisão da arma. A disputa foi acirrada, com alternância de domínio nos combates. O desfecho emocionante teve o heroísmo de Bruno Pekelman: no último duelo, ele tirou uma diferença de nove pontos sobre Henrique Garrigós e venceu por 45-43, fazendo o Pinheiros campeão mais uma vez.
“Foi uma grande prova, nossa equipe é sempre muito unida. Eu estava motivado pela minha classificação aos Jogos Pan-Americanos e agora pude desfrutar desse título por equipes também”, disse Enrico Pezzi.
“Hoje consegui consertar os erros que tive ontem e fui feliz. Fiz um placar legal no fim, mas a equipe perde junto e ganha junto, o mérito é de todos. O final é só um detalhe”, afirmou Bruno Pekelman.
A equipe do Pinheiros na final do sabre masculino teve Bruno Pekelman, Érico Patto, Enrico Pezzi e Matheus Becker. Já o Paulistano jogou a decisão com os irmãos Henrique e Murillo Garrigós, Fabio Salles e Fernando Fachini.
Espada feminino
Um epílogo esperado para o Torneio Nacional de Equipes: na final do torneio feminino da espada, mais uma vez Pinheiros e Paulistano mediram forças. Contudo, desta vez, foi o Paulistano que levou a melhor, ao dominar os jogos desde o início da disputa e vencer por 45-27, conquistando o seu segundo título na competição.
“Formamos uma equipe equilibrada, treinamos juntas há muito tempo. Nos divertimos muito jogando”, disse Renata Zetterman.
“Eu ainda estava sentindo a lesão que sofri na disputa do individual, mas tive que superar. Além disso, as meninas, quando entraram, deram conta do recado. Nossa equipe é muito boa”, afirmou Victoria Vizeu.
Formaram a equipe do Paulistano na decisão Victoria Vizeu, as irmãs Laura e Mariana Correia e Renata Zettermann. Pelo Pinheiros, jogaram Maria Rita de Camargo, Marcela Silva, Carolina Moreira e Clara Amaral.
Clubes campeões – TROFÉU BRASIL DE EQUIPES
- Florete masculino – Pinheiros
- Florete feminino – Pinheiros
- Sabre masculino – Pinheiros
- Sabre feminino – Paulistano
- Espada masculino – Pinheiros
- Espada feminino – Paulistano
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]