Triunfo deste domingo foi na espada B; Brasil leva também duas medalhas de prata e duas de bronze
Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Jogando com sua arma de preferência, o brasileiro Jovane Guissone confirmou seu favoritismo e faturou, neste domingo (19), mais uma medalha de ouro no Campeonato Regional da Américas de Paraesgrima, no CPB, em São Paulo – desta vez, na espada masculino B. Foi a terceira dele na competição, após ter vencido também no florete individual B e no florete por equipes.
Além de Jovane – já classificado ao Jogos Paralímpicos de Paris pelo ranking mundial -, subiram ao pódio neste domingo Lenílson de Oliveira (prata na espada masculino A), Mônica Santos (prata no florete feminino B), Fabiana Soares (bronze no florete feminino A) e Izaías Monteiro da Silva (bronze na espada masculino B).
Após realizar campanha invicta, sem sustos, e superar Izaías Monteiro da Silva (15-6) em duelo brasileiro na semifinal da espada masculino B, Jovane Guissone se classificou para decidir o título com Hector Molano Barrios, da Colômbia. Com amplo favoritismo.
Na final, Jovane impôs sua categoria, triunfou por 15-7 e faturou seu terceiro ouro na competição. Hector Molano Barrios ficou com a prata; Lenílson Monteiro da Silva e Amelio Castro (colombiano que compete sob a bandeira da World Abilitysports) levaram as medalhas de bronze.
“Agradeço e todos que me dão apoio e torcem por mim. Desde a pule tive combates duros, mas joguei muito bem. Havia enfrentando o Molano na pule, o observei e coloquei em prática minha estratégia”, declarou Jovane, campeão olímpico em Londres 2012 e vice em Tóquio 2020, que em Paris disputará os Jogos pela quarta vez.
Gaúcho, Jovane Guissone agradeceu as doações feitas ao povo do Rio Grande do Sul, que passou por devastadora tragédia climática com a enchente que afetou todo o Estado. Agora, sua meta esportiva é a disputa da Copa do Mundo, que começa na próxima quinta-feira (23), também nas pistas do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na capital paulista.
Na espada masculino A, Lenílson de Oliveira ficou com a medalha de prata. O brasileiro foi superado por 9-15 na decisão por William Schoonover, dos Estados Unidos. Ryan Roussel (Canadá) e Carlos Freitas (Argentina), levaram os bronzes.
Florete feminino
No florete feminino B, Mônica Santos foi valente, mas acabou derrotada (13-15) na final por Ellen Geddes, dos Estados Unidos, e levou a medalha de prata. Os bronzes foram para Trinity Lowthian, do Canadá, e para Francia Rojas, da Venezuela.
Já Fabiana Soares chegou às semifinais do florete feminino A, mas caiu por 7-15 para Victoria Isaacson (EUA). Fabiana e Amber Briar (Canadá) levaram o bronze. Na final, entre atletas dos Estados Unidos, Victoria Isaacson levou o ouro, e Jataya Taylor, a prata.
Programação
O Campeonato Regional das Américas chega ao fim nesta segunda-feira (20), com as disputas por equipes da espada masculino e do florete feminino. Na próxima quinta-feira (23), terá início a Copa do Mundo de Paraesgrima, também no CPB, que definirá classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]