Skip to main content

Lenílson de Oliveira, Rayssa Veras, Carminha de Oliveira e Mônica Santos faturam bronze na competição

Jovane Guissone (dir.) faturou ouro no florete. Foto: Rosele Sanchotene

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Mesmo jogando com sua segunda arma de preferência (a primeira é a espada), Jovane Guissone reafirmou nesta sexta-feira (17), em São Paulo, ser o grande nome de nossa paraesgrima ao conquistar medalha de ouro no florete masculino B no Campeonato Regional das Américas.

Além do título de Jovane, o Brasil conquistou quatro medalhas de bronze neste segundo dia de competição no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, com Lenílson de Oliveira, Rayssa Veras, Carminha de Oliveira e Mônica Santos. 

O Campeonato Regional das Américas de Paraesgrima vale pontos no ranking mundial com vistas à classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris. O ouro de Jovane Guissone foi o terceiro do Brasil nesta edição, após os conquistados pela equipe de sabre masculino e por Rayssa Veras, no sabre feminino A.

Florete masculino

Jovane Guissone (já classificado aos Jogos Paralímpicos de Paris), Vanderson Chaves e Renato Santana representaram o Brasil no florete masculino B. Após um revés diante do colombiano Hector Barrios, Renato caiu no quadro de 16.

Jovane e Vanderson estrearam no quadro de 8. Jovane vingou a derrota de Renato Santana ao bater Barrios; Vanderson porém, não conseguiu superar Josh Russel (EUA), perdendo no toque final

Na semifinal, Jovane Guissone venceu bem o argentino Hugo Alderete. No duelo decisivo foi contra Scott Rodgers, dos Estados Unidos. O ídolo brasileiro, com mais uma grande atuação, triunfou por 15-2 e faturou o ouro. Josh Russel e Hugo Alderete levaram bronze.

 “Estamos fazendo um trabalho muito legal, totalmente focado nos Jogos Paralímpicos de Paris. Fiquei satisfeito com meu rendimento em pista e feliz pelo resultado. Ser campeão das Américas é muito especial”, disse Jovane em entrevista à CBEsgrima TV.

No florete masculino A, Lenílson de Oliveira ficou com o bronze após perder na semifinal para Byron Branch, dos EUA. O outro bronze foi para William Schoonover (EUA). Branch conquistou o ouro, e o argentino Carlos Freitas levou a prata.

Espada feminino

Rayssa Veras, Carminha Oliveira e Fabiana Soares representaram o Brasil na espada feminino A. Fabiana caiu no quadro de 8 para a atleta dos EUA que viria a conquistar o título.

Após disputarem a semifinal, Rayssa e Carminha ficaram com medalhas de bronze após perderem para Jataya Taylor, dos EUA, e Amber Briar, do Canadá. Jataya ficou com o ouro; Amber, com a prata.

Mônica Santos caiu na semifinal da espada feminino B para a venezuelana Francia James Rojas. Mônica e Ellen Geddes, dos EUA, ficaram com as medalhas de bronze, enquanto Francia Rojas, da Venezuela, levou a prata. A campeã foi Trinity Lowthian, do Canadá. 

Programação

Terá prosseguimento neste sábado (18), no CPB, a disputa do Campeonato Regional das Américas de Paraesgrima. Estão agendados confrontos por equipes de espada feminino e florete masculino. 

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support