Medalhista paralímpico caiu no quadro de 8 na competição que acontece em Cardiff, no País de Gales, terminando a prova em sexto lugar
Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
O medalhista paralímpico Jovane Guissone, referência da paraesgrima brasileira, ficou muito próximo de alcançar a sua primeira conquista de 2024, na Copa do Mundo de Cardiff, no País de Gales. Nesta sexta-feira (12), o atleta ficou a uma vitória do pódio na espada B, sua arma principal.
Jovane caiu no quadro de 8 para o polonês Patrik Banach, por 15 a 12, no jogo que definiria sua classificação para a semifinal e garantiria ao menos o bronze na competição. Antes, havia conseguido uma emocionante vitória por 15 a 14 sobre o chinês Hu Daoliang. Com isso, terminou em sexto lugar, a melhor colocação de um brasileiro na Copa do Mundo de Cardiff.
O brasileiro já havia feito uma boa prova no dia anterior, quando competiu no sabre, sua terceira arma, e ficou em 12° lugar. Outro desempenho de destaque no primeiro dia da Copa do Mundo de Cardiff foi de Mônica Santos, que ficou no Top 10 do florete B, caindo no quadro de 16 (10° lugar).
O torneio vale pontos importantes na corrida pela classificação para os Jogos Paralímpicos de Paris. Cada ponto é fundamental para que os brasileiros fiquem em condições privilegiadas na luta pelas vagas continentais, através do ranking. A temporada prevê ainda o Regional das Américas, em San José, na Costa Rica, no início de maio; e a Copa do Mundo em São Paulo (SP), no final de maio, ambas antes do fechamento do ranking para os Jogos.
Além de Jovane, Vanderson Chaves também representou o Brasil no florete B, caindo no quadro de 32. Na espada A, Kevin Damasceno parou no quadro de 64 e Lenilson de Oliveira se despediu na pule. Nas disputas femininas, Mônica Santos (sabre B), Carminha Oliveira (sabre A) e Rayssa Veras (sabre A) alcançaram o quadro de 32.
A Copa do Mundo de Paraesgrima tem sequência neste sábado, com as provas de florete masculino e espada feminino. No domingo é a vez das disputas de equipes no florete masculino, espada feminino e sabre.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]