Legado olímpico, escola municipal ocupa o espaço onde estava situada a Arena Carioca III
Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Integrada ao legado olímpico, desenvolvendo função social: a esgrima é um dos esportes que complementarão a vida escolar dos alunos do Ginásio Educacional Olímpico (GEO) Isabel Salgado, inaugurado nesta quarta-feira (7) pela Prefeitura do Rio no espaço onde estava situada a Arena Carioca III, no Parque Olímpico da Barra. Lá, os estudantes poderão desenvolver, em horário integral, aptidões esportivas ao mesmo tempo em que cursam as disciplinas regulares.
Maior escola municipal do Rio, com 18 mil metros quadrados, o GEO terá cerca de mil alunos matriculados do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental I e II. Seu conjunto arquitetônico abriga um grande ginásio esportivo – as salas de aula ficam no andar superior. A esgrima possui identificação com o local; afinal, nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, foram disputadas lá as competições da modalidade.
Presente à inauguração do GEO Isabel Salgado, Arno Schneider, vice-presidente e diretor técnico da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE), falou sobre a inclusão da esgrima como uma das atividades esportivas integradas ao projeto.
“A ideia é termos esgrima e esgrima em cadeira de rodas. Já estamos em conversações avançadas com a Prefeitura; ainda não formalizamos, mas estamos trabalhando para isso. Já trouxemos o material necessário para a prática do esporte e as coisas estão andando”, explicou Arno.
“Os alunos poderão estudar num turno e praticar esporte em outro. E o mais interessante para nós é ser justamente no legado olímpico onde a esgrima foi disputada nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. É como uma volta para casa”, completou.
Além da esgrima, os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Ginásio Educacional Olímpico Isabel Salgado terão a chance de praticar atletismo, badminton, ciclismo, luta greco-romana, xadrez, vôlei, vôlei de praia e tênis de mesa.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]