Competição será disputada desta quinta-feira (22) até dia 27 deste mês na Arena Carioca I, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca
Nelson Ayres e Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Saem de cena os pandeiros e tamborins e entram as espadas, os sabres e floretes. Uma semana após o carnaval, o Rio de Janeiro deixa de ser o berço do samba e da folia e se transforma na capital continental da esgrima. Isso porque nesta quinta-feira (22) começa a disputa do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Hora de esquecer a Marquês de Sapucaí e voltar as atenções às pistas da Arena Carioca I, por onde desfilarão os melhores jovens esgrimistas das Américas.
A competição reunirá 380 atletas, de 19 países, com idade máxima de 20 anos. Além do anfitrião Brasil, brigarão por lugares no pódio atletas de Argentina, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, Estados Unidos, Guatemala, Ilhas Virgens, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela. O Pan-Americano será disputado até o dia 27 e os cariocas terão a chance de assistir a duelos de altíssimo nível.
O Brasil quer fazer bonito diante de sua torcida. Nossa maior atração é Victoria Vizeu, de apenas 19 anos, número 23 do ranking mundial feminino júnior de espada e 85 no adulto – campeã por equipes nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Outros destaques brasileiros são o sabrista Matheus Becker e as floretistas Carolina Brecheret e Gabriella Vianna (respectivamente 96ª e 56ª do ranking).
Atrações internacionais
Subir ao pódio é a meta, mas nossos esgrimistas não terão vida fácil. Estarão presentes alguns dos melhores jovens atletas do mundo na modalidade. Os Estados Unidos, potência mundial, trará Emily Jing, número 1 do ranking mundial júnior do florete feminino; Samuel Imrek número 2 do ranking mundial júnior masculino de espada; Cody Walter Ji, 2º do ranking no sabre; Leehi Machulsky, número 4 na espada feminino; Chase Emmer, sétimo do ranking do florete masculino; e Mikayla Chusid, número 11 no florete feminino.
Além dos Estados Unidos, outros países também virão ao Rio para a disputa do Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil com atletas bem colocados no ranking mundial. Casos da mexicanos Jimena Torres (número 24 do ranking mundial júnior no florete) e Ismael Chávez (número 75 no ranking na espada), do peruano número 24 do ranking mundial júnior no florete Alessio Fukada, de Daniel Buitrago, de Costa Rica, número 14 do ranking mundial júnior masculino de espada; Leo Scott (31º no florete) e seu compatriota Kruz Schembri (Ilhas Virgens), número 33 do ranking júnior do florete e 201 da espada. E há diversos outros atletas bem ranqueados inscritos na competição.
Preparação brasileira
Antes do início do Pan-Americano, nossos atletas se reuniram para um estágio de treinamento no Clube Militar-RJ, no qual, além do desenvolvimento técnico, participaram de dinâmicas de grupo específicas e palestras. Proveniente dos Estados Unidos, a floretista Gabriella Vianna, número 56 do ranking juvenil da Federação Internacional de Esgrima (FIE), se juntou a este grupo e revelou sua expectativa para o torneio.
“Muito gostoso estar no Brasil, poder rever meus familiares e amigos. Ainda mais no Rio, um lugar especial. É uma competição muito difícil, mas, antes de tudo, quero ser feliz jogando esgrima – acho que isso reflete muito no jogo. Desde que eu esteja tranquila, o resultado é uma consequência”, disse Gabriella, revelando ter evoluído bastante após o treinamentos dos últimos meses nos Estados Unidos:
“Ganhei bastante experiência. Fiz bastante trabalho físico, tático e mental nestes últimos tempos. Creio que tudo isso vai agregar para que eu consiga o melhor resultado possível. Sei do que sou capaz”, concluiu.
Quem também integrou o grupo durante o estágio de preparação foi o espadista Matheus Brandt. Ocupando a 176ª colocação no ranking juvenil da FIE, ele festejou a chance de poder disputar uma competição de alto nível diante da torcida brasileira e também projeta fazer uma boa participação neste Campeonato Pan-Americano.
“É sempre bom disputar uma competição no Brasil, em casa. Temos o apoio da torcida, a facilidade com o idioma, com o ambiente. Além disso, jogar num local onde foram disputados Jogos Olímpicos, em 2016, motiva muito. É um lugar que tem história e espero poder escrever uma boa história lá também”, afirmou Matheus.
Programação
A programação começará pela categoria cadete, nos dois dias iniciais. A seguir, disputas individuais de espada masculino, florete feminino e sabre masculino no dia 24. No dia seguinte é a vez das competições individuais de espada feminino, florete masculino e sabre feminino. Nos dias 26 e 27, acontecem as provas de equipes, obedecendo a mesma ordem do individual. Os atletas brasileiros que participarão da competição são os seguintes:
JUVENIL
Florete feminino – Gabriella Vianna, Carolina Brecheret, Lívia Blurberry e Stella Frias;
Espada feminino – Victória Vizeu, Ginevra Giordano (52 rkg), Laura Correia e Clara Amaral;
Sabre feminino – Ana Beatriz Fraga, Isabela Cunha, Isabela Carvalho e Stella Santos;
Florete masculino – Giorgio Fumagalli, Murilo Machado, André Mura e Pedro Nogueira;
Espada masculino – Matheus Brandt, Eduardo Gonçalves, Rafael Mangiaterra e Rafael Ribeiro;
Sabre masculino – Matheus Becker, Dylan Ykuno, Erico Patto e Renato Saliba.
CADETE
Florete feminino – Lívia Blurberry, Valentina Basso e Manuela Tapajós;
Espada feminino – Laura Correia, Giulia Komatsu, Mariana Gondo e Aydée Dias;
Sabre feminino – Ana Beatriz Fraga, Isabela Cunha, Isabela Carvalho e Stella Santos;
Florete masculino – Pedro Nogueira, Guilherme Lobo, Luiz Foschini e Gustavo Bueno;
Espada masculino – Matheus Brandt, Eduardo Gonçalves, Guilherme Dubiel e Bernardo Bicalho;
Sabre masculino – Arthur Wolff, José Santos e Joaquim Peluso.
COMISSÃO TÉCNICA DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ESGRIMA (CBE)
Chefe de equipe: Régis Trois;
Treinadores: Roberto Lazzarini, Luan Albano, Marcos Cardoso, Carla Evangelisti, Alkhas Lakerbai e Ítalo Vasconcellos;
Preparadora física: Cristiane Vidor;
Fisioterapeutas: Silvânia Leal e Lília Amaral.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]