Skip to main content

Três disputas serão praticamente definidas na competição que acontece a partir desta quinta-feira, no ginásio do Grêmio Náutico União, na capital gaúcha

Karina Trois e Pietra Chierighini lutam por vaga em Paris. Foto de Arquivo: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Um Campeonato Brasileiro diferente e decisivo. A competição que começa nesta quinta-feira (12), no ginásio do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre (RS), terá a presença dos maiores esgrimistas do Brasil. Porém, o grande destaque será a briga pelas últimas vagas para uma possível participação no Pré-Olímpico, em 2024. O canal da CBEsgrima TV (https://www.youtube.com/cbesgrima) transmite os primeiros combates do dia em sinal aberto e o Canal Olímpico do Brasil (https://www.canalolimpicodobrasil.com.br/) vai mostrar ao vivo as disputas por medalhas.

Será a última prova do calendário nacional em 2023. O ranking nacional para a definição dos possíveis indicados para os Pré-Olímpicos de 2024 (em armas onde não existam classificados diretos pelo ranking olímpico) fecha em 31 de dezembro. O título brasileiro vale 120 pontos e descarta o quinto resultado mais baixo na temporada.

Depois do Campeonato Brasileiro, a única chance de subir no ranking nacional seria fazer um grande desempenho nas provas restantes do calendário internacional, acima do quadro de 64. A pontuação em provas internacionais é de 360 para finalistas, 300 para semifinalistas, 240 para o quadro de 8, 180 para o quadro de 16 e 108 para o quadro de 32.

Em três vagas já há uma definição. Nathalie Moellhausen (espada feminino) e Guilherme Toldo (florete masculino) foram os indicados técnicos pela Confederação Brasileira de Esgrima, por suas posições no ranking mundial – que devem, inclusive, fazer com que ambos se qualifiquem diretamente, sem a necessidade do Pré-Olímpico. Alexandre Camargo, no ranking masculino de espada, já garantiu a vaga pela sua pontuação nacional.

Disputa acirradíssima

A briga vai ser acirrada para as demais vagas. Em todas, a distância no ranking nacional é muito pequena e o título será fundamental. Começando pelo sabre feminino, onde duas atletas do Paulistano, Pietra Chierighini e Karina Trois estão separadas por apenas quatro pontos (436 a 432). Se Pietra vencer, a diferença subirá a mais de 70 pontos, por conta dos descartes. Karina, por sua vez, além de ficar praticamente garantida na liderança se conquistar título, é postulante a uma vaga direta pelo ranking olímpico, na vaga continental.

Situação semelhante pode ser vista no florete feminino. Bia Bulcão (Pinheiros-SP) lidera o ranking nacional, com vinte pontos de frente sobre Mariana Pistoia (GNU-RS): 432 a 412. A paulista praticamente garante essa liderança em caso de vitória, mas a gaúcha está na frente no ranking olímpico, com chances reais de obter a vaga diretamente.

Das três vagas em aberto para possíveis Pré-Olímpicos, o sabre masculino é a que apresenta a maior diferença. Henrique Garrigós (Paulistano) soma 456 pontos, contra 412 de Bruno Pekelman (Pinheiros). O líder praticamente garante a primeira colocação em caso de título, já que Pekelman teria que conquistar, no mínimo, uma classificação internacional entre os 16 primeiros. O adversário vira o jogo se conquistar ouro em Porto Alegre, pois seu pior resultado atual é do Brasileiro do ano passado, onde não foi finalista.

Classificação Olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

Programação

  • Quinta-feira, 12/10 – Individual – Florete Masculino, Espada Feminino e Sabre Masculino.
  • Sexta-feira, 13/10 – Equipes – Florete Masculino, Espada Feminino e Sabre Masculino.
  • Sábado, 14/10 – Individual – Florete Feminino, Espada Masculino e Sabre Feminino.
  • Domingo, 15/10 – Equipes – Florete Feminino, Espada Masculino e Sabre Feminino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support