Skip to main content

Competições serão disputadas simultaneamente no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, com grandes nomes do Brasil e de sete países

Raissa Veras (esq.) e Fabiana Soares (dir.) estarão em ação no Torneio Satélite. Foto de Arquivo: Rosele Sanchotene.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima paralímpica do Brasil entra em ação, desta vez com a disputa de duas competições simultâneas. O Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, será palco nos próximos dias 4 e 5 (sexta-feira e sábado) do Torneio Satélite, etapa oficial da Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes (IWAS), e da 2ª Copa Brasil de Paraesgrima, organizada pela Confederação Brasileira de Esgrima (CBE).

Como tradicionalmente ocorre, haverá disputas na espada, sabre e florete, masculino e feminino, nas categorias A e B. Além de duelarem entre si, os brasileiros terão oportunidade de enfrentar atletas de outros países – o total de inscritos é de 149. Participam do Torneio Satélite atletas de nove países: Brasil, Argentina, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Estados Unidos, Alemanha e Grécia.

Atrações

Maior nome de nossa esgrima paralímpica do Brasil, o gaúcho Jovane Guissone (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) é a grande atração do evento. Campeão paralímpico em Londres-2012 e vice em Tóquio-2020, Jovane competirá com as três armas – Espada masculino B, Sabre masculino B e Florete masculino B.

Além de Jovane Guissone, outro grande destaque no masculino é o gaúcho Kevin Damasceno (Grêmio Náutico União-RS), campeão mundial sub-23 no Sabre – título conquistado ano passado, também no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. Kevin, de 19 anos, é filho de Fábio Damasceno, atleta com diversos títulos que defendeu o Brasil nos Jogos do Rio 2016 e também participará da competição, pelo mesmo clube. Ou seja: existe possibilidade de duelos entre pai e filho, nas três armas. 

Outros que jogarão o torneio e já defenderam o Brasil em Jogos Paralímpicos são Sandro Colaço, Rodrigo Massarrut (ambos da Assoc. DF do Paraná-PR) e Vanderson Chaves (Grêmio Náutico União-RS). Além destes, estão bem cotados Lenilson de Oliveira, Alex Sandro Souza (ambos do Paulistano-SP) e Izaías Monteiro da Silva (Assoc. DF do Paraná-PR).

No feminino, também estarão nas pistas atletas que disputaram Jogos Paralímpicos pelo Brasil. Casos de Carminha Oliveira, Karina Maia, Suelen Rodolpho (todas da Assoc. DF do Paraná-PR) e Mônica Santos (Grêmio Náutico União-RS). Além delas, vale destacar Rayssa Veras (Paulistano-SP) e Fabiana Soares (SC Magnolia-RJ), sempre com grandes resultados em competições nacionais e internacionais.    

Programação

Sexta-feira (4), dia de abertura, serão realizadas as provas com as seguintes armas: Sabre masculino B; Florete feminino A e B; Florete masculino A; Espada masculino B; e Sabre feminino A e B. Já no sábado (5), dia de encerramento, entram nas pistas os esgrimistas que disputam a Espada feminino A e B; Florete masculino B; Sabre masculino A; e Espada masculino A. A entrada para o evento é franca. A CBEsgrima TV transmite o evento ao vivo (https://www.youtube.com/cbesgrima).

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support