Torneio Nacional e Troféu Brasil de Equipes agitam São Paulo em reta final de classificação olímpica

Competição acontecerá no Centro Paralímpico Brasileiro e pode marcar definições importantes no ranking nacional, válido para classificação aos Pré-Olímpicos

Alexandre Camargo lidera o ranking nacional da espada. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Em reta final de classificação olímpica, duas importantes competições de esgrima acontecem a partir desta quinta-feira (17) até o domingo (20). O Torneio Nacional Cidade de São Paulo e o Troféu Brasil de Equipes serão realizados no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na capital paulista, e podem marcar definições importantes no ranking nacional, válido para classificação aos Pré-Olímpicos de 2024.

O torneio será o penúltimo nacional da temporada, que fecha para os adultos com o Campeonato Brasileiro, em Porto Alegre (RS), no mês de outubro. Ou seja, momento importante para quem já quer garantir a primeira colocação de suas armas ou ainda brigar por uma chance de buscar a vaga em Paris.

Um destes casos é o de Alexandre Camargo, na espada. Com 480 pontos, o paranaense lidera com folga o ranking – tem 166 pontos de diferença para o segundo, Richard Grunhauser –, ainda não perdeu nenhum torneio na temporada e uma nova vitória pode assegurar matematicamente a sua classificação ao Pré-Olímpico.

Outras brigas são mais acirradas. Bruno Pekelman e Henrique Garrigós estão separados por quatro pontos no sabre masculino. No sabre feminino, entre Karina Trois e Pietra Chierighini, e no florete feminino, entre Mariana Pistoia e Bia Bulcão, a diferença é inferior a 50 pontos e também pode ser reduzida ou ampliada de forma quase decisiva, dependendo do resultado em São Paulo.

Ao todo, o Torneio Nacional Cidade de São Paulo contará com 256 atletas nas três armas, com disputas acontecendo na quinta e sábado. Já o Troféu Brasil de Equipes tem até o momento 47 times inscritos e as competições acontecem na sexta e no domingo. O canal da CBEsgrima TV no YouTube vai transmitir ao vivo as provas (www.youtube.com/cbesgrima).

Classificação Olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

Pular para o conteúdo