Skip to main content

Competição acontecerá no Centro Paralímpico Brasileiro e pode marcar definições importantes no ranking nacional, válido para classificação aos Pré-Olímpicos

Alexandre Camargo lidera o ranking nacional da espada. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Em reta final de classificação olímpica, duas importantes competições de esgrima acontecem a partir desta quinta-feira (17) até o domingo (20). O Torneio Nacional Cidade de São Paulo e o Troféu Brasil de Equipes serão realizados no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na capital paulista, e podem marcar definições importantes no ranking nacional, válido para classificação aos Pré-Olímpicos de 2024.

O torneio será o penúltimo nacional da temporada, que fecha para os adultos com o Campeonato Brasileiro, em Porto Alegre (RS), no mês de outubro. Ou seja, momento importante para quem já quer garantir a primeira colocação de suas armas ou ainda brigar por uma chance de buscar a vaga em Paris.

Um destes casos é o de Alexandre Camargo, na espada. Com 480 pontos, o paranaense lidera com folga o ranking – tem 166 pontos de diferença para o segundo, Richard Grunhauser –, ainda não perdeu nenhum torneio na temporada e uma nova vitória pode assegurar matematicamente a sua classificação ao Pré-Olímpico.

Outras brigas são mais acirradas. Bruno Pekelman e Henrique Garrigós estão separados por quatro pontos no sabre masculino. No sabre feminino, entre Karina Trois e Pietra Chierighini, e no florete feminino, entre Mariana Pistoia e Bia Bulcão, a diferença é inferior a 50 pontos e também pode ser reduzida ou ampliada de forma quase decisiva, dependendo do resultado em São Paulo.

Ao todo, o Torneio Nacional Cidade de São Paulo contará com 256 atletas nas três armas, com disputas acontecendo na quinta e sábado. Já o Troféu Brasil de Equipes tem até o momento 47 times inscritos e as competições acontecem na sexta e no domingo. O canal da CBEsgrima TV no YouTube vai transmitir ao vivo as provas (www.youtube.com/cbesgrima).

Classificação Olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support