Skip to main content

Resultados dos nossos atletas se multiplicaram e a Sala de Esgrima da CBE dentro do Centro Paralímpico Brasileiro foi fundamental para o crescimento da modalidade

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE


O dia 11 de outubro é uma data marcante para a paraesgrima brasileira. Há exatamente cinco anos, em 2018, a Confederação Brasileira de Esgrima e o Comitê Paralímpico Brasileiro iniciavam a parceria para o desenvolvimento da modalidade no país. E os resultados são muito satisfatórios.

Neste período, o Centro Paralímpico Brasileiro passou a ser utilizado com mais frequência pelos nossos atletas, que começaram a usufruir de instalações modernas do CPB para melhorar a performance internacional. Um dos exemplos foi a preparação final para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, em plena pandemia da Covid-19, que teve como resultado a medalha de prata de Jovane Guissone na espada B.

Não só Jovane foi beneficiado com a estrutura do Comitê. O país, que levou quatro atletas aos Jogos de Tóquio – Mônica Santos, Carminha Oliveira e Anderson Chaves seguem brilhando na Seleção –, viu surgir outros grandes nomes, como Lenílson de Oliveira, Rayssa Veras, Kevin Damasceno e outros, todos com grandes chances de estar em Paris, uma vez que estão sendo apoiados pela CBE e CPB para as disputas de Copas do Mundo e Mundiais, obtendo resultados para subirem no ranking mundial e experiências internacionais para maiores conquistas.

As instalações do CPB tiveram outro papel fundamental: a expansão da modalidade no país. A inauguração da Sala D´Armas da CBE, em 2021, possibilitou a prática da paraesgrima durante todo o ano através da escolinha paralímpica. Os primeiros frutos já estão sendo colhidos, com alguns atletas já frequentando os pódios de torneios nacionais e internacionais nesta temporada.

“Neste mês de outubro, a CBE comemora cinco anos de uma vitoriosa parceria com o CPB para o desenvolvimento da esgrima paralímpica. Ano a ano estamos crescendo em quantidade de praticantes e em locais específicos para a prática dessa modalidade. Além disso, os resultados internacionais de nossos paratletas vêm evoluindo com muita consistência”, lembra Ricardo Machado, presidente da CBE.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com


Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support