Skip to main content

Copas do Mundo de Florete acontecem na Sérvia e no Japão, com atletas de olho no ranking olímpico; Karina Trois representa o sabre feminino na França

Pedro Marostega e Guilherme Toldo estarão disputando a Copa do Mundo no Japão. Foto: Felipe Quintana/Santiago 2023 v’ia Photosport

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O florete e o sabre são as armas da vez. Três importantes competições acontecem na madrugada de quinta e manhã de sexta-feira (7 e 8), valendo pontos preciosos no ranking mundial e, principalmente, no ranking olímpico. E sete brasileiros estarão em busca de grandes desempenhos que possam alavancar suas colocações na briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Os meninos do florete disputam a Copa do Mundo na pequena cidade de Tokoname, na Ilha de Honshu, no Japão. O time brasileiro é liderado por Guilherme Toldo, número 36 do mundo, que novamente terá a companhia de Pedro Marostega, Lorenzo Mion e Ricardo Pacheco.

Mais do que apenas os resultados individuais na disputa que começa na madrugada desta quinta-feira, no horário brasileiro, todos estão focados em somar pontos no torneio de equipes, que está marcado para acontecer na noite de sábado e madrugada de domingo. O Brasil tem chances de classificar a equipe completa para os Jogos de Paris, na vaga continental.

Entre as meninas, o desafio será em Novi Sad, no Norte da Sérvia, a partir desta sexta. E para isso, o Brasil conta com suas duas principais floretistas: Mariana Pistoia, líder do ranking nacional, e Bia Bulcão, vice-líder, ambas medalhistas nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Elas brigam diretamente pela vaga individual das Américas para a Olimpíada.

No sabre, Karina Trois, número 47 do mundo, representa as mulheres brasileiras no Grand Prix de Orleans, na França. Um duríssimo desafio, diante das principais sabristas da atualidade. A brasileira luta pela vaga individual das Américas. No masculino, Henrique Garrigós teve duas vitórias na pule nesta quinta-feira, mas caiu no primeiro quadro preliminar, para o francês Remi Garrigue.

Marcela se despede e Nathalie aquece

A quinta-feira marcou também o início da participação brasileira na Copa do Mundo de Vancouver, no Canadá, com Marcela Silva caindo na pule. A grande esperança brasileira neste torneio é Nathalie Moellhausen, número 3 do mundo, que tem grandes chances de conquistar a vaga direta do continente pelo ranking mundial. Como é uma das cabeças de chave, ela só compete no último dia, sábado, iniciando diretamente no quadro principal de 64.

Classificação Olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support