Skip to main content

Ruien Xiao e Isabel Di Tella se despedem no primeiro dia do Grand Prix de Budapeste e já não podem mais alcançar a brasileira no ranking olímpico

Nathalie Moellhausen vai representar o Brasil novamente. Foto de Arquivo: Augusto Bizzi

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima brasileira marcará presença em mais uma edição dos Jogos Olímpicos. Nesta sexta-feira (8), Nathalie Moellhausen assegurou a vaga nos Jogos de Paris, curiosamente sem precisar entrar em pista. Ela foi beneficiada pelo mau desempenho de suas duas adversárias nos quadros preliminares do Grand Prix de Budapeste, na Hungria, e já não pode mais ser alcançada no ranking olímpico.

Para Nathalie Moellhausen, campeã mundial de espada em 2019 e número 8 do ranking mundial, bastava que a canadense Ruien Xiao e a argentina Isabel Di Tella não fizessem campanha melhor que ela na Hungria. O GP de Budapeste é a penúltima competição da arma antes do fechamento do ranking olímpico.

Na classificação olímpica, Nathalie é a melhor atleta das Américas, na quinta colocação no geral (118 pontos). A segunda colocada no continente, a canadense Ruien Xiao, caiu no segundo quadro preliminar em Budapeste, ficando em 92º lugar e permanecendo com 75,5 pontos. A Copa do Mundo de Nanjing, na China, nos dias 22 e 23 deste mês, dará 32 pontos no ranking olímpico para a campeã.

Mesma situação se aplica para a argentina Isabel Di Tella, terceira na corrida com 58 pontos. Ela também caiu a um jogo do quadro principal e terminou em 79º na classificação da competição húngara.

Esta será a terceira vez que Nathalie defenderá o Brasil nos Jogos Olímpicos. Ela disputou os Jogos do Rio 2016 e Tóquio 2020 representando o país. No último, eliminada na estreia, saiu da pista dizendo que gostaria de ter um outro final para a sua história na esgrima brasileira. Em grande fase aos 38 anos, retomou sua melhor forma e tem sido figura frequente em pódios internacionais. Ela compete na Hungria neste domingo.

Outras brasileiras

As outras quatro brasileiras em Budapeste, Victoria Vizeu, Maria Rita de Camargo, Maria Carolina Guimarães e Marcela Silva, não avançaram para o quadro principal, caindo nos primeiros quadros preliminares e pules. A competição masculina acontece neste sábado e tem Alexandre Camargo como grande destaque brasileiro, se preparando para o Pré-Olímpico da Costa Rica, que acontece nos dias 6 e 7 do mês que vem, em San José. Pedro Petrich e Leandro Seini também jogam o torneio em Budapeste.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support