Disputas nas pistas do Clube Curitibano, na capital paranaense, teve amplo domínio dos atletas que atuam por São Paulo
Paulo Rocha e Henrique Porto – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
Chegou ao fim nesta terça-feira (19) a disputa do Campeonato Brasileiro Interclubes Cadete e Juvenil, em Curitiba-PR. No total das 12 disputas individuais entre os dois gêneros, nas três armas, o Paulistano faturou sete títulos, sendo quatro na categoria sub-20 e três na sub-17. O Pinheiros, com quatro medalhas de ouro – três na sub-17 e uma na sub-20, foi o segundo clube com mais vitórias na competição.
Já na disputa do Campeonato Brasileiro por equipes, São Paulo teve enorme supremacia. Somente na espada masculino, vencida pelo Paraná, a vitória não foi do time paulista, que faturou todos os ouros colocados em disputa, nos dois gêneros e em todas as armas.
Individuais definidas
Na segunda-feira (18), terceiro dia a competição, as disputas se dividiram entre individuais e equipes estaduais. As pistas do ginásio do Clube Curitibano foram palco de duelos emocionantes, reunindo atletas da nova geração da esgrima brasileira.
Todas as disputas individuais do dia foram válidas pela categoria juvenil (sub-20). Os campeões foram Laura Correia (Paulistano), na espada; Pedro Nogueira (Paulistano), no florete; e Matheus Becker (Pinheiros), no sabre.
Nos jogos entre equipes juvenis sub-20, vitórias de São Paulo, no florete e no sabre feminino, e do Paraná, na espada masculino. Já na estafeta (equipes mistas) sub-17, o triunfo foi da equipe paulista de número 1.
Na espada feminino, decisão entre duas atletas do Paulistano: Laura Correia e Ginevra Giordano. Laura, de apenas 16 anos, que fora campeã cadete na véspera, começou bem e abriu vantagem sobre Ginevra.
Na sequência, Laura Correia se manteve à frente do placar e fechou em 15-9, faturando mais um ouro em Curitiba. Com muito talento, ela unificou os titulos do sub-17 e sub-20.
“Estou muito feliz com minhas duas conquistas. Nesta semifinal do juvenil, venci minha irmã, Mariana; quero mandar um beijo para ela. O Paulistano tem uma base muito forte”, declarou Laura.
O segundo título individual juvenil conquistado nesta segunda-feira foi o do florete masculino. Pedro Nogueira, do Paulistano, e Murilo Machado, do Grêmio Náutico União-RS, protagonizaram a final.
Nogueira começou em ritmo forte e largou na frente. Mas Murilo, mostrando poder de reação, reagiu, encostando no placar. Contudo, na reta final, Pedro Nogueira voltou a abrir vantagem e fechou em 15-10.
“Consegui jogar o que venho treinando e fico feliz com esse título. Hoje joguei bem melhor que ontem, fui muito bem”, disse o jovem campeão Pedro Nogueira, de apenas 16 anos de idade.
No sabre masculino, por sua vez, Renato Saliba (Paulistano) e Matheus Becker (Pinheiros). Jogo equilibrado desde o início, entre atletas de clubes arquirrivais.
Becker tomou a iniciativa do ataque e abriu vantagem. Saliba tentou, mas não conseguiu reverter a situação: o atleta do Pinheiros venceu por 15-6 e faturou a medalha de ouro.
“Foi uma final difícil. Renato (Saliba) é meu amigo e não se pode vacilar contra ele. É um jogo mental também, que requer muita estratégia. Curitiba é a cidade da minha família e foi bom vencer aqui”, afirmou Becker.
Equipes
Também na segunda-feira, foram realizadas disputas por equipes do Campeonato Brasileiro. No florete juvenil feminino sub-20, a final foi entre Rio Grande do Sul e São Paulo. Vitória paulista por 45-30, com Carolina Brecheret, Valentina Basso, Stella Frias e Maria Luiza Murray.
No sabre juvenil feminino sub-20, a decisão também foi disputada entre as equipes de São Paulo e do Rio Grande do Sul. E as campeãs foram novamente as paulistas, Camila Vieira, Carolina Szász, Ana Beatriz Graga e Stella Santos, que venceram as gaúchas por 45 a 36.
Já na espada juvenil masculino sub-20, Paraná e São Paulo decidiram o título. E o campeão foi o time paranaense, ao vencer por 45-31, formando com Pedro Petrich, Pedro Hopfer, José Oliveira e George Hubert.
Nas equipes mistas (estafetas) cadetes, o jogo decisivo reuniu as equipes 1 e 2 de São Paulo. E o título ficou com a número 1, após vitória de 30-26, com Fernando Melian, Mariana Melo, Pedro Nogueira, Valentina Basso, Eduardo Gonçalves, Laura Correia, Erico Patto e Ana Beatriz Fraga compondo a equipe campeã.
Domínio paulista
O dia de encerramento da competição, nesta terça-feira (19), reuniu nas pistas equipes juvenis (sub-20) de espada feminino e no florete e sabre masculinos. E o domínio, não só do dia, mas de toda a competição, foi paulista.
Na espada feminino, a final foi disputada entre Paraná, e São Paulo. E a vitória foi das paulistas, por 45-24. O time paulista teve Laura Correia, Mariana Correia, Maria Paro e Clara Amaral.
Já no florete masculino, as duas equipes de São Paulo (1 e 2) decidiram o título, que ficou com a equipe 1 após vitória de 45-36. O time campeão teve Rafael Tomino, André Mura, Ricardo Pacheco e Guilherme Lobo.
Por fim, no sabre masculino, decisão entre paulistas e gaúchos. A equipe campeã, após vencer por 45 a 33, foi a de São Paulo, com Renato Saliba, Erico Patto, Matheus Becker e Rafael Lee.
Campeões do Brasileiro Interclubes Cadete e Juvenil
INDIVIDUAL
SUB-17 (Cadete)
Espada masculino – Matheus Brandt (Pinheiros-SP)
Espada feminino – Laura Correia (Paulistano-SP)
Florete masculino – Alan Patrick Burberry (Paulistano-SP)
Florete feminino – Livia Burberry (Paulistano-SP)
Sabre masculino – Erico Patto (Pinheiros-SP)
Sabre feminino – Ana Beatriz Fraga (Pinheiros-SP)
SUB-20 (Juvenil)
Espada masculino – Pedro Petrich (AMK-PR)
Espada feminino – Laura Correia (Paulistano-SP)
Florete masculino – Pedro Nogueira (Paulistano-SP)
Florete feminino – Carolina Brecheret (Paulistano-SP)
Sabre masculino – Matheus Becker (Pinheiros)
Sabre feminino – Isabela Carvalho (Paulistano-SP)
EQUIPES
SUB-20 (juvenil)
Espada feminino – São Paulo
Florete feminino – São Paulo
Sabre feminino – São Paulo
Espada masculino – Paraná
Florete masculino – São Paulo
Sabre masculino – São Paulo
SUB-17 (cadete)
Estafeta – São Paulo
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]