Paulistano e Pinheiros fizeram a final no sabre feminino. Foto: Rosele Sanchotene.
Último dia de disputas do Troféu Brasil de Equipes e no Torneio Nacional Veterano teve cinco provas na Universidade Federal Tecnológica do Paraná
Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação
Assessoria de Imprensa da CBE
As últimas competições da temporada 2024 da esgrima nacional terminaram neste domingo (8), na Universidade Federal Tecnológica do Paraná, em Curitiba (PR). No Troféu Brasil de Equipes, Pinheiros e Paulistano faturaram as medalhas de ouro das duas últimas provas. No Torneio Nacional Veterano, Luciana Peluso, Luciano Souza e Marcos Cardoso comemoraram títulos.
Paulistano e Pinheiros fizeram um duelo bem acirrado na final do sabre feminino. Sem contar com a participação de Karina Trois pelo lado vermelho e de Luana Pekelman pelos pinheirenses, as duas melhores ranqueadas de cada equipe, o que se viu foi muito equilíbrio em pista, com placares bem apertados.
No final, vitória do Paulistano (Pietra Chierighini, Camila Vieira, Luiza Lee e Carolina Szász) por 45 a 39 sobre o Pinheiros (Maria Peluso, Ana Beatriz Fraga, Patricia Sauan e Isabela Carvalho). A equipe da Associação Paulista de Esgrima (Luciana Peluso, Joara Colognesi, Beatriz Mancini e Sílvia Ajl) ficou com a medalha de bronze.
Mas o Pinheiros brilhou na sequência. No florete masculino, eliminou o Paulistano na semifinal e enfrentou na decisão o Grêmio Náutico União-RS, de Guilherme Toldo, o número 1 do Brasil. Um duelo bastante aguardado por todos.
Valeu o melhor conjunto do Pinheiros, mesclando experientes e jovens talentos (Henrique Marques, Heitor Shimbo, Lorenzo Mion e Dominic de Almeida), que venceu os gaúchos (Guilherme Toldo, Murilo Machado, Jerônimo Machado e Giorgio Fumagalli) por 45 a 31. O Paulistano (Fernando Melian, Álvaro Kalleby, Pedro Nogueira e Ricardo Pacheco) ficou com a medalha de bronze.
Veteranos
Três provas foram disputadas neste domingo pelo Torneio Nacional Veterano. Entre as mulheres, a disputa foi no sabre feminino pré-veterano, consagrando Luciana Peluso, atleta da Associação Paulista de Esgrima. Ela venceu um duelo disputadíssimo na decisão do título, contra a colega de clube Silvia Ajl, por 15 a 14. Patricia Sauan, do Pinheiros-SP, e Sílvia Rothfeld, do Paulistano, ficaram com as medalhas de bronze.
Entre os homens, as disputas foram no florete. Marcos Cardoso (Pinheiros-SP) levou a melhor no pré-veterano, vencendo Luciano Souza (Curitibano-PR) na final. Giacomo Guarnera (Pinheiros-SP) e Carlos Zanella (AMK-PR). Na categoria de cima, o veterano 1, quem levou a melhor foi Luciano Souza, com Giacomo Guarnera ficando com a prata e Carlos Zanella e Pedro Carriço (Círculo Militar-RJ) faturando os bronzes.
Temporada 2025
A esgrima nacional entra de férias, prometendo muito para a próxima temporada. A retomada do calendário será em fevereiro, com a realização da Copa do Mundo de Paraesgrima, entre os dias 20 e 23, em São Paulo. No mês de março, entre 14 e 16, acontece o primeiro evento da esgrima olímpica, o Torneio Nacional Cidade de São Paulo.
FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO
Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres – [email protected]