Skip to main content

Vaga direta nos Jogos pela classificação mundial é o grande objetivo das brasileiras em Istambul, na Turquia

Campeã brasileira e sul-americana, Mariana Pistoia estará em ação na Turquia. Foto: Rosele Sanchotene.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima do Brasil estará novamente em ação no domingo (20). As duas primeiras colocadas no ranking nacional de florete feminino, Mariana Pistoia e Bia Bulcão, estarão em ação na cidade de Istambul, na Turquia, para a disputa de mais um Torneio Satélite, o último da temporada internacional, que retoma as Copas do Mundo e Grand Prix a partir da última semana de outubro.

O grande objetivo de Mariana Pistoia e Bia Bulcão é somar pontos no ranking olímpico. Ambas estão de olho na vaga direta das Américas para os Jogos Olímpicos de Paris. Por isso, cada bom resultado é fundamental na corrida contra as adversárias do continente.

Mariana tem a situação mais confortável nesta corrida. Campeã brasileira na semana passada, em Porto Alegre, ela é a 53ª do ranking mundial da arma e está muito próxima de assegurar a vaga em Paris, dependendo da classificação das equipes de florete feminino. Caso não consiga a vaga direta, tem situação privilegiada também na indicação do país para o Torneio Pré-Olímpico, que vai acontecer em 2024.

Bia tenta correr atrás do prejuízo.  Ela deixou escapar a liderança do ranking nacional ao terminar a prova do Brasileiro em terceiro lugar. No ranking mundial, está em 62° lugar. Para reverter o quadro, precisa somar pontos nas últimas provas do ano e Istambul é parte fundamental nisso.

Não será uma missão fácil para as duas brasileiras. O evento é o mais concorrido desta atual temporada e conta com a presença de várias adversárias de alto nível. Casos da ucraniana Alina Poloziuk (27ª), da singapuriana Amita Berthier (32ª), da britânica Carolina Stutchbury (33ª), da romena Malina Calugareanu (34ª) e da espanhola Maria Marino (38ª).

Classificação Olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support