Skip to main content

Nas pistas do Círculo Militar-SP, talentosos jovens esgrimistas faturaram títulos nas suas armas

Carolina Brecheret (dir.) comemora o último ponto na final do florete. Foto: Rosele Sanchotene

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Três esgrimistas sagraram-se campeões nesta quinta-feira (4), primeiro dia de disputa do Torneio Nacional Juvenil da Confederação Brasileira de Esgrima. Triunfando nas pistas do Círculo Militar, em São Paulo, subiram ao lugar mais alto do pódio Nicky Wu (Pinheiros), na espada masculino; Carolina Brecheret (Paulistano), no florete feminino; e Matheus Becker (Pinheiros), no sabre masculino.

Espada masculino

O primeiro título do dia ser definido foi o da espada masculino. Após duelos equilibrados entre os 37 inscritos na categoria, a decisão foi disputada por dois atletas do Pinheiros: Matheus Brandt e Nicky Wu.

Tendo iniciado a competição como, respectivamente, vice-líder e nono colocado do ranking da CBE, Brandt e Wu travaram um duelo de alto nível técnico na final. Por fim, Nicky Wu levou a melhor, vencendo por 15-13 e faturando o ouro.

“O Matheus é canhoto e, como sou destro, tive que fazer uma adaptação para poder enfrentá-lo nesta final. Dedico esse título ao meu treinador, aos meus companheiros de clube, que treinam comigo, e aos meus pais, que me fizeram conhecer esse esporte”, declarou Wu.

Florete feminino

Arma na qual o equilíbrio de forças se deve ao expressivo número de atletas talentosas, o florete feminino juvenil proporcionou disputas acirradas nas pistas do Círculo Militar-SP. Emoção não faltou.

As floretistas que decidiram o título foram Livia Matos, do Grêmio Náutico União-RS, e Carolina Brecheret, do Paulistano. O combate final foi equilibrado no início, até Brecheret impor seu ritmo e fechar em 15-10, ficando com o título.

“Hoje está muito quente, e foi importante me manter hidratada. Sofri com o cansaço nas pules e, depois, peguei adversárias muito difíceis até a final”, disse Carolina Brecheret, uma estudante de arquitetura que encontra tempo para treinar esgrima todos os dias.

Sabre masculino

Contando com a presença dos integrantes da equipe brasileira atual vice-campeã pan-americana juvenil (Renato Saliba, do Paulistano, e os atletas do Pinheiros Matheus Becker, Erico Patto e Dylan Ikuno), o sabre masculino foi uma das atrações deste primeiro dia de competição. Como esperado, o nível foi elevado, mostrando a evolução brasileira de nossos jovens na arma.

Dois componentes da equipe juvenil que faturou prata no pan-americano se enfrentaram na semifinal do Torneio Nacional: Matheus Becker e Renato Saliba. O outro duelo entre semifinalistas reuniu Felipe Medeiros, do Lindoia TC, e Antonio Paim, do Paulistano.

Becker e Medeiros venceram seus confrontos e se credenciaram à disputa da medalha de ouro. Apesar da valentia de Felipe Madeiros, Matheus Becker soube impor seu ritmo, venceu por 15-8 e garantiu o lugar mais alto do pódio.

“Não comecei a competição bem, mas fui colocando a cabeça no lugar e a performance foi melhorando. O sabre é minha única arma e este é meu último ano de juvenil. Meu clube, o Pinheiros, é o lugar ideal para se estar, dá todas as condições para que eu possa me desenvolver no esporte”, afirmou o campeão.

Programação

O Torneio Nacional Juvenil terá prosseguimento nesta sexta-feira (5), com as disputas femininas de espada e sabre. O dia marca também o início do Torneio Nacional Adulto Cidade de São Paulo, com duelos no florete masculino.    

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support