Skip to main content

Atleta, que assegurou vaga olímpica na sexta-feira, sobe pela quarta vez ao pódio de competições da Federação Internacional de Esgrima em 13 meses

Nathalie Moellhausen foi medalhista na Hungria. Foto: Eva Pavía #BizziTeam

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Mais um pódio para Nathalie Moellhausen no Circuito Mundial. A espadista brasileira faturou medalha de bronze no Grand Prix de Budapeste, na Hungria, neste domingo. Ela caiu na semifinal para a atleta da casa Ezter Muhari, por 12 a 15 e mantém uma invejável regularidade aos 38 anos, poucos meses antes dos Jogos Olímpicos de Paris.

Nathalie Moellhausen tem sido figura frequente novamente nos pódios internacionais. Após mudanças em sua vida esportiva, depois dos Jogos de Tóquio, surpreendeu a todos no final de janeiro de 2023, quando conquistou o Grand Prix de Doha (CAT), iniciando nas pules. De lá para cá, em pouco mais de 13 meses, conquistou o título da Copa do Mundo de Barcelona (ESP) naquele ano e foi medalhista no Grand Prix de Cali (COL), no Campeonato Pan-Americano e nos Jogos Pan-Americanos.

Ela teve ainda mais um motivo para comemorar em Budapeste. Na sexta-feira, Nathalie assegurou a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris, curiosamente sem precisar entrar em pista. Ela foi beneficiada pelo mau desempenho de suas duas adversárias nos quadros preliminares do Grand Prix, e assim já não pode mais ser alcançada no ranking olímpico. A atleta do Brasil garantiu a vaga continental.

“Hoje foi realmente um grande dia para mim. Estou muito emocionada. Conseguir esse resultado aqui em Budapeste foi muito representativo para mim, pois em 2019 ganhei o Mundial aqui. Apesar de saber que estava classificada para os Jogos Olímpicos há dois dias, por questões de pontuação, meu sonho era poder ir até o final e conquistar essa classificação. Quero agradecer a Confederação Brasileira que está me apoiando, a todos os esgrimistas brasileiros, a todos os brasileiros, ao meu clube, o Pinheiros, e a todos que estão comigo na sombra e na luz para me acompanhar até Paris 2024”, disse a medalhista em Budapeste.

A campanha

Número 8 do ranking mundial, Nathalie iniciou sua trajetória no quadro principal de 64, sem precisar passar por pules e quadros preliminares. Estreou vencendo a norte-americana Margherita Guzzi Vincenti, 39 do mundo, por 7 a 6. Na sequência, passou pela italiana Federica Isola, 25 do ranking, por 11 a 10. Seu desafio seguinte foi contra a russa Iana Bekmurzova, 95 do mundo, com triunfo por 15 a 13.

No quadro de 8, um teste de fogo: pela frente, a número 1 do mundo, Man Wai, Vivian Kong, de Hong Kong, para quem Nathalie já havia perdido nesta temporada. A asiática manteve-se na frente do placar até o último tempo, quando Nathalie conseguiu a virada e garantiu a presença no pódio: 13 a 12.

Na semifinal, o duelo era contra a motivada atleta da casa Ezter Muhari, atual 24 do mundo. Nathalie saiu na frente, mas a húngara conseguiu o empate ainda no primeiro tempo. No segundo, a espadista do Brasil conseguiu abrir dois pontos de vantagem, mas sofreu a virada. A húngara ainda ampliou no terceiro tempo, sem dar chances para a reação e fechando em 15 a 12.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support