Jovane Guissone alcança o quadro de 8 do florete, na abertura da participação brasileira no Mundial de Paraesgrima

Brasileiros fizeram boas participações no florete B; competição prossegue nesta quarta, com disputas de equipes

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil iniciou nesta terça-feira (3), em Terni, Itália, a participação no Campeonato Mundial de Paraesgrima. Organizada pela IWAS (Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes), a competição vale importantes pontos no ranking visando os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. No dia inaugural, o destaque foi Jovane Guissone, no florete B, ficando em nono lugar na prova.

Grande nome de nossa esgrima paralímpica, Jovane Guissone estreou no quadro de 32 derrotando o alemão Balwinder Cheema por 15-6. Na sequência, pelo quadro de 16, enfrentou o compatriota Vanderson Chaves e venceu pelo mesmo placar.

Contudo, no quadro de 8, foi superado por 10-15 pelo chinês Bejun Qin. Em sequência, nas repescagens entre os eliminados na etapa anterior e os que caíram no quadro de 8, o brasileiro enfrentou o francês Maxime Valet e perdeu por 12-15, terminando em nono lugar. Lembrando que o florete não é arma preferencial de Jovane – sua especialidade é a espada –, embora ele vá competir com as três armas neste Campeonato Mundial. 

Vanderson Chaves, por sua vez, iniciou o quadro de 32 vencendo o polonês Adrian Castro por 15-12. Após derrota para Jovane Guissone por 6-15 no quadro de 16, despediu-se da competição ao perder, na repescagem do 13º ao 16º, por 8-15 para o italiano Michelle Massa, terminando no 16º lugar.

No florete A, Kevin Damasceno foi o brasileiro de melhor desempenho. Ele bateu o indiano Venkateshwar Rao por 15 a 8, no quadro de 64. Na etapa seguinte, caiu para o francês Damien Tokatlian, por 15 a 5, terminando a prova em 28º. Lenílson de Oliveira se despediu no quadro de 64, superado pelo norte-americano Byron Branch: 15 a 9.

Meninas no sabre

No sabre feminino A, Carminha Oliveira, que entrou diretamente no quadro de 32, perdeu por 4-15 Chui Yee Yu, de Hong Kong. Já Rayssa Veras, que estreou no quadro de 64 vencendo a indiana Malti Malti por 15-2, caiu na sequência após derrota de 11-15 para a polonesa Marta Fidrych. No sabre B, Mônica Santos foi eliminada no quadro de 32 ao perder por 5-15 para a chinesa Rong Xiao.

Nesta quarta-feira (4), prossegue em Terni a disputa do Campeonato Mundial de Paraesgrima. Teremos competições por equipes de sabre feminino e florete masculino. Confira a agenda completa do Mundial:

  • QUARTA, 4 – Equipes – Sabre Feminino e Florete Masculino
  • QUINTA, 5 – Individual – Espada Feminino e Sabre Masculino
  • SEXTA, 6 – Equipes – Espada Feminino e Sabre Masculino
  • SÁBADO, 7 – Individual – Florete Feminino e Espada Masculino
  • DOMINGO, 8 – Equipes – Florete Feminino e Espada Masculino

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayres[email protected]

 

 

Pular para o conteúdo