Skip to main content

Brasileiros fizeram boas participações no florete B; competição prossegue nesta quarta, com disputas de equipes

Jovane Guissone chegou ao quadro de 8 no florete masculino B. Foto: Ale Cabral/CPB.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil iniciou nesta terça-feira (3), em Terni, Itália, a participação no Campeonato Mundial de Paraesgrima. Organizada pela IWAS (Federação Internacional do Esporte para Amputados e Cadeirantes), a competição vale importantes pontos no ranking visando os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. No dia inaugural, o destaque foi Jovane Guissone, no florete B, ficando em nono lugar na prova.

Grande nome de nossa esgrima paralímpica, Jovane Guissone estreou no quadro de 32 derrotando o alemão Balwinder Cheema por 15-6. Na sequência, pelo quadro de 16, enfrentou o compatriota Vanderson Chaves e venceu pelo mesmo placar.

Contudo, no quadro de 8, foi superado por 10-15 pelo chinês Bejun Qin. Em sequência, nas repescagens entre os eliminados na etapa anterior e os que caíram no quadro de 8, o brasileiro enfrentou o francês Maxime Valet e perdeu por 12-15, terminando em nono lugar. Lembrando que o florete não é arma preferencial de Jovane – sua especialidade é a espada –, embora ele vá competir com as três armas neste Campeonato Mundial. 

Vanderson Chaves, por sua vez, iniciou o quadro de 32 vencendo o polonês Adrian Castro por 15-12. Após derrota para Jovane Guissone por 6-15 no quadro de 16, despediu-se da competição ao perder, na repescagem do 13º ao 16º, por 8-15 para o italiano Michelle Massa, terminando no 16º lugar.

No florete A, Kevin Damasceno foi o brasileiro de melhor desempenho. Ele bateu o indiano Venkateshwar Rao por 15 a 8, no quadro de 64. Na etapa seguinte, caiu para o francês Damien Tokatlian, por 15 a 5, terminando a prova em 28º. Lenílson de Oliveira se despediu no quadro de 64, superado pelo norte-americano Byron Branch: 15 a 9.

Meninas no sabre

No sabre feminino A, Carminha Oliveira, que entrou diretamente no quadro de 32, perdeu por 4-15 Chui Yee Yu, de Hong Kong. Já Rayssa Veras, que estreou no quadro de 64 vencendo a indiana Malti Malti por 15-2, caiu na sequência após derrota de 11-15 para a polonesa Marta Fidrych. No sabre B, Mônica Santos foi eliminada no quadro de 32 ao perder por 5-15 para a chinesa Rong Xiao.

Nesta quarta-feira (4), prossegue em Terni a disputa do Campeonato Mundial de Paraesgrima. Teremos competições por equipes de sabre feminino e florete masculino. Confira a agenda completa do Mundial:

  • QUARTA, 4 – Equipes – Sabre Feminino e Florete Masculino
  • QUINTA, 5 – Individual – Espada Feminino e Sabre Masculino
  • SEXTA, 6 – Equipes – Espada Feminino e Sabre Masculino
  • SÁBADO, 7 – Individual – Florete Feminino e Espada Masculino
  • DOMINGO, 8 – Equipes – Florete Feminino e Espada Masculino

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support