Skip to main content

Sabrista brasileira leva país novamente ao pódio da competição no quarto dia de disputa do torneio

Isabela Carvalho se emociona ao garantir o bronze no Parque Olímpico do Rio. Foto: Rosele Sanchotene.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

O Brasil voltou, neste domingo (25), a subir ao pódio no Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil de Esgrima. Depois de Laura Correia (que faturara prata no segundo dia de competição, na categoria cadete da espada), foi a vez de Isabela Carvalho orgulhar a torcida presente à Arena Carioca I, no Rio de Janeiro, conquistando medalha de bronze no sabre feminino juvenil.

As quatro sabristas brasileiras passaram diretamente das pules ao quadro de 32. Nesta etapa, Isabela Carvalho já mostrou a que tinha vindo, batendo a chilena Florencia Cabezas por 15-13. Já Isabela Cunha venceu Maria Zambrano, da Venezuela por 15-, enquanto Ana Beatriz Fraga superou Carla Hernández, do Equador, por 15-11. Stella Santos, no entanto, perdeu por 8-15 para Ingrid Mendiola, do México.

No quadro de 16, ocorreu um duelo brasileiro, entre Isabela Carvalho e Ana Beatriz Fraga. Isabela levou a melhor ao vencer por 15-11, passando ao quadro de 8, no qual brigaria um lugar no pódio. Isabela Cunha, por sua vez, se despediu após derrota por 8-15 para a canadense Ashley Chen.

Passar pelo quadro de 8 valia um lugar no pódio. Isabela Carvalho teve pela frente uma difícil rival, Nisha Hild, dos Estados Unidos. Após abrir uma boa vantagem no início do combate, a brasileira permitiu que a adversária ensaiasse uma reação. Contudo, Isabela retomou o controle das ações e fechou em 15-11 – a medalha estava garantida.

Na semifinal, Isabela teve pela frente outra pedreira: Gabriela Hwang, de Porto Rico (que já se sagrara campeã cadete da arma neste Pan-Americano). Desta vez, a brasileira não conseguiu conter o ímpeto da adversária, perdendo por 3-15 e ficando com a medalha de bronze.

“Conquistar medalha aqui no Brasil é uma honra. O apoio da equipe foi muito importante, foi uma experiência maravilhosa ouvir todo mundo gritando para me apoiar. Estou muito grata. Sempre entro nas competições dando o meu melhor; fiz isso e fui recompensada”, festejou Isabela.

Além de Isabela Carvalho, Julie Xiao, do Canadá, também ficou com medalha de bronze no sabre feminino. O ouro foi para Gabriela Hwang, de Porto Rico, e a prata para Madeline Engelman-Sainz, dos EUA.

Espada feminino

Embalada pela grande campanha no Grand Prix de Doha, no Catar, no qual garantiu vaga na chave principal e conquistou sua melhor posição na carreira (19ª) em competições adultas da Federação Internacional de Esgrima (FIE), a espadista Victoria Vizeu chegou com grande expectativa ao Pan-Americano. E faltou pouco para que também conquistasse uma medalha: ela avançou ao quadro de 8 da espada, mas foi eliminada por uma atleta dos EUA.

Como esperado, todas as brasileiras ultrapassaram a etapa de pules na espada. Número 85 do ranking mundial adulto e 23 no mundial júnior, Victoria iniciou o quadro de 32 da fase principal batendo por 15-12 a chilena Alexandra Allende.

Já Laura Correia superou por 13-6 a mexicana Daniela González. Clara Amaral e Ginevra Giordano, no entanto, foram eliminadas, respectivamente, com derrotas para Leehi Machulsky, dos Estados Unidos (4-15), Sofia Valadares Puerta, da Venezuela (9-10).

 No quadro de 16, Laura Correia (vice-campeã deste Pan-Americano na categoria cadete), se despediu da competição juvenil perdendo por 5-15 para a mexicana Fernanda Magallon.

Já Victoria Vizeu venceu Zoe King, dos Estados Unidos, por 15-7, mas acabou eliminada no quadro de 8 após ser superada (9-15) por Sofia Jakel, também dos EUA. Victoria terminou sua participação em sétimo lugar.

A medalha de ouro da espada feminino ficou com Leehi Machulsky, dos Estados Unidos. A prata foi para sua compatriota Victoria Doroshekvich, e os bronzes para Victoria Hidalgo, da Venezuela, e Sophia Jakel, dos EUA.

Florete masculino

Após superarem as pules, Murilo Machado e Pedro Nogueira passaram, na condição de bye, diretamente ao quadro de 32. André Mura e Giorgio Fumgalli foram eliminados no quadro de 64: Mura por Alexander Knoepffler Lociales, da Nicarágua (7-15), e Fumagalli por Pedro Aguinaga Procel, do Equador (12-15).

No quadro de 32, os floretistas juvenis brasileiros encerraram suas participações neste Campeonato Pan-Americano. Murilo sofreu revés de 10-15 para o mexicano Maximo Murray, enquanto Pedro foi derrotado por 6-15 pelo canadense Jason Yu.

O campeão do florete masculino juvenil foi Kruz Schembri, de Ilhas Virgens, a primeira medalha de ouro do país em competições pan-americanas na História. Nickolas Rusadze, dos Estados Unidos, ficou com a medalha de prata; Richard Li, também dos dos EUA, e Maximo Azuela, do México, com as de bronze.

Programação

O Campeonato Pan-Americano Cadete e Juvenil prossegue nesta segunda-feira (26), na Arena Carioca I. Agora, é a vez das disputas por equipes, e as armas do dia nas pistas serão o florete feminino, a espada masculino e o sabre masculino.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support