Skip to main content

Conjunto verde-amarelo sofreu revés na disputa pelo bronze, em jogo acirrado contra o México; time masculino de espada fica em 5º lugar 

Bia Bulcão em ação contra o Chile. Foto: Jorge Loyola/Santiago 2023 via Photosport

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Em dia de disputas por equipes nos Jogos Pan-Americanos, a esgrima brasileira ficou bem perto de conseguir mais uma medalha – que seria inédita, por sinal. Nossas meninas do florete lutaram, mas acabaram derrotadas por 40-45 pelas mexicanas na disputa pelo bronze, e terminaram o torneio na 4ª colocação. Já no masculino, nosso time de espada ficou em 5º lugar. 

A equipe feminina de florete, formada por Mariana Pistoia – bronze no individual –, Bia Bulcão, Carolina Brecheret e Amanda Netto Simeão, estreou na competição com uma vitória importante de 44-37 sobre o Chile, forte e tradicional time da casa. O triunfo colocava as meninas na rota da medalha.

Na semifinal, sofreu uma derrota de 15-45 para os Estados Unidos, a segunda melhor equipe do mundo na atualidade, que com o resultado se classificou para a decisão. A disputa por um lugar no pódio seria contra o México, em duelo que prometia fortes emoções.

Na jogo valendo a medalha de bronze, a equipe brasileira não se entregou em momento algum, apesar da pequena diferença a favor das mexicanas no placar, mostrando muita vontade de chegar ao pódio. Mas nos confrontos finais, o México, que formou com Denisse Hernandez, Nataly Michel Silva, Melissa Rebolledo e Liliana Tejeda, conseguiu abrir vantagem e fechar em 45-40.

“Acho que a gente jogou muito bem. Tivemos combates difíceis, contra o Chile, que é uma equipe muito forte, o México, que é muito forte e experiente. Uma pena, pois a gente trabalha muito, mas é o esporte”, lamentou Bia Bulcão, em entrevista ao Canal Olímpico do Brasil.

“Considerando o Campeonato Pan-Americano, acho que jogamos muito melhor, principalmente contra o Chile. Foram erros pontuais que fizeram a gente ficar cinco pontos atrás”, analisou Carolina Brecheret. “Fazendo uma prova que jogamos bem, apesar de o resultado final não ter sido o que a gente gostaria, a gente vai com muito mais confiança para as provas que vamos jogar pra frente. Foi muito bom termos tido essa experiência aqui”, complementou Mariana Pistoia.

“Estou muito orgulhosa delas, a equipe do México é muito experiente. Elas têm um futuro brilhante pela frente, estou torcendo por elas”, declarou a espadista Amanda Simeão, que foi reserva no florete do Pan e volta a jogar no domingo, agora em sua arma de origem.

Espada

A equipe brasileira masculina de espada também cumpriu uma boa participação nos jogos Pan-Americanos. Iniciando no quadro de 8, o time composto por Alexandre Camargo, Fabrizio Lazzarotto, Leopoldo Gubert e Pedro Marostega estreou com uma derrota de 37 a 25 para a Argentina.

Nas disputas de 5º ao 8º lugar, nossa equipe venceu Cuba em um emocionante 45-44 e, na sequência, derrotou o Chile, que contava com o apoio da torcida, por 45-28. Com esses resultados, o conjunto brasileiro encerrou o torneio em 5º lugar na classificação. 

Programação

As disputas por equipes na esgrima dos Jogos Pan-Americanos prosseguem nesta sexta-feira (3), em Santiago-CHI. O time de florete masculino (Guilherme Toldo, Henrique Marques, Pedro Marostega e Alexandre Camargo) estreará contra o México. Já o de sabre feminino (Pietra Chierighini, Karina Trois, Luana Pekelman e Carolina Brecheret) inicia sua participação contra a Argentina.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support