Skip to main content

Foi a quarta medalha consecutiva na arma por equipes na história dos Jogos Pan e a quarta da modalidade em Santiago; Sabre feminino fica em 5º lugar

Equipe brasileira de florete masculino. Foto: Felipe Quintana/Santiago 2023 via Photosport

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

A esgrima brasileira voltou, nesta sexta-feira (3), a subir ao pódio nos Jogos Pan-Americanos de Santiago. Após vencer o Chile por 45-36, a equipe masculina de florete, formada por Guilherme Toldo, Henrique Marques, Pedro Marostega e Alexandre Camargo, faturou a medalha de bronze. Já o time de sabre feminino ficou perto de ter o mesmo sucesso, terminando sua competição em 5º lugar.

Foi a quarta vez consecutiva que o time masculino verde-amarelo do florete medalhou em Jogos Pan. Em 2011, ganhara bronze; em 2015 e 2019, prata. Na atual edição, foi a quarta medalha da esgrima brasileira, que também levou bronze, no individual, na espada masculino (Alexandre Camargo) e no florete masculino e feminino (Guilherme Toldo e Mariana Pistoia).

Já Guilherme Toldo se tornou o maior medalhista da história da esgrima brasileira em Jogos Pan-Americanos, com seis medalhas conquistadas. Ele superou Arthur Cramer, que subira ao pódio cinco vezes. Toldo foi bronze por equipes em 2011 e 2023; prata por equipes em 2015 e 2019; e bronze no individual em 2011 e 2023. Ou seja, festa brasileira em dobro nas pistas de Santiago do Chile.

“Fico feliz com esse recorde, mas nunca treinei pensando nisso. Contudo, como a maioria dessas medalhas foram por equipes, fico satisfeito por poder dividir essa conquista com meus companheiros”, disse Toldo sobre o seu recorde.

Caminhada 

O Brasil iniciou sua participação no quadro de 8 do florete masculino com uma vitória de 45-34 sobre o México. Na fase semifinal, realizou um duelo equilibrado e de altíssimo nível (decidido somente nos últimos combates) com a forte equipe canadense, no qual acabou derrotado por 41-45. O resultado encaminhou o time brasileiro para a disputa da medalha de bronze, na qual teria como adversário o Chile – apoiado pela torcida local.

Mesmo numa atmosfera adversa, contra um adversário que jogava com a plateia a seu favor, o Brasil não se intimidou. Pedro Marostega abriu os trabalhos atuando muito bem, e colocou o Brasil na frente do placar. Em seguida, Guilherme Toldo conseguiu manter a vantagem.

Henrique Marques foi o terceiro a entrar na pista, para enfrentar Leopoldo, um dos irmãos Alarcón. O chileno foi muito agressivo e deu trabalho ao brasileiro. Henrique, contudo, fez sua parte: após o terceiro combate, 15-10 para o Brasil. Mostrando excelente trabalho de deslocamento e defesa, combinado com boa estratégia de ataque, os floretistas brasileiros conseguiam manter o time à frente no placar, apesar das dificuldades impostas pelos chilenos.

No quinto encontro, entre Henrique Marques e Gustavo Alarcón, o Chile chegou a empatar, mas o brasileiro teve calma a eficiência para retomar a frente do placar para o Brasil, por dois pontos, num jogo emocionante.

Guilherme Toldo voltou a entrar em ação, contra Leopoldo Alarcón – que fora seu algoz na final do Torneio Satélite da Federação Internacional de Esgrima (FIE) disputado em setembro deste ano, em São Paulo. Mas o brasileiro se deu bem e manteve a vantagem brasileira.

Contra Juvenal Alarcón, Henrique Marques manteve uma boa performance. A seguir, no penúltimo combate, Pedro Marostega teve uma pedreira diante de Leopoldo Alarcón, mas fechou o duelo deixando o Brasil com 40 a 35 no placar.

No último encontro, Guilherme Toldo enfrentou Gustavo Alarcón. Mostrando sua categoria de número 33 do ranking mundial da arma, Toldo fechou a disputa em 45-36, garantiu a medalha de bronze ao Brasil e gravou seu nome na História.

Merecedores

Após a conquista da medalha de bronze, os integrantes da equipe brasileira falaram sobre o sentimento de dever cumprido e também das dificuldades encontradas na disputa da competição.

“Viemos aqui para ganhar medalha. Depois do combate com o Canadá, foi importante apagar a frustração de não termos vencido e focar no Chile. Nossa estratégia deu certo e conseguimos o objetivo”, disse Henrique Marques.

Um dos destaques da vitória sobre os chilenos, Pedro Marostega era só alegria após ajudar a equipe a garantir a medalha jogando contra um adversário que estava em casa, competindo com o apoio da torcida: “Sabíamos que era difícil enfrentar os chilenos jogando na casa deles. Eles tinham nos surpreendido no Campeonato Pan-Americano; agora, os vencemos. Estivemos focados desde o início, fizemos um grande jogo”.

Reserva da equipe de florete e medalhista individual na espada em Santiago, Alexandre Camargo conquistou seu segundo bronze nesta edição de Jogos Pan.  Segundo ele, sua presença deu sorte ao time: “Fico feliz por ver o desempenho deles. Acho que dou sorte, pois em 2019, em Lima, no Peru, também fui reserva do florete nos Jogos Pan e ganhamos medalha. Sentir a energia dessa equipe tão forte é muito importante”.

“Fiquei muito contente com o resultado final. Contra o Canadá, foi uma pena, pois não conseguimos obter o resultados que queríamos. Mas vencer o Chile nos mostrou que evoluímos como equipe, pois havíamos perdido deles no Campeonato Pan-Americano. Essa medalha de bronze é uma recompensa pela nossa insistência”, concluiu Guilherme Toldo, o astro da equipe.

Sabre feminino

O time feminino de sabre do Brasil realizou uma boa campanha nos Jogos Pan, mesmo sem ter conquistado medalha. Após ter estreado no quadro de 8 com uma derrota de 39-45 para a Argentina, obteve a reabilitação.

Na disputa do 5º ao 8º oitavo lugar, Pietra Chierighini, Karina Trois, Luana Pekelman e Carolina Brecheret venceram primeiramente as chilenas, donas da casa, por 45-29. Na sequência, bateram as venezuelanas por 45-33, terminando a competição em 5º lugar e mostrando a evolução da arma.

Encerramento

Neste sábado (4), último dia da disputa da esgrima nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-CHI, o Brasil terá em pista as equipes de espada feminino e de sabre masculino. A primeira, formada por Nathalie Moellhausen, Victoria Vizeu, Amanda Netto Simeão e Bia Bulcão; a segunda, por Henrique Garrigós, Enrico Pezzi, Fabio Salles e Pedro Marostega.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support