Skip to main content

Classificação para os Jogos de Paris vai chegando aos momentos decisivos e brasileiros tentam subir no ranking olímpico

Victoria Vizeu disputa a Copa do Mundo na Itália. Foto: Dragomir Yankovic/Santiago 2023 v’ia Photosport.

Nelson Ayres – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

É hora de virar a chave do Pan e começar a pensar mais alto. A classificação para os Jogos Olímpicos de Paris está em curso e os brasileiros querem somar pontos no ranking olímpico. Neste final de semana, quatro torneios do Circuito Mundial terão a presença de atletas do país, a maioria com este grande objetivo.

Começando pela Copa do Mundo de Argel, na Argélia, que começa nesta quinta-feira (9). As duas melhores brasileiras no ranking mundial estarão em ação nesta disputa. Karina Trois, 49 do mundo, e Luana Pekelman, 61ª do ranking. Como os Estados Unidos devem classificar a equipe, a vaga individual das Américas deve ser disputada entre as brasileiras, a canadense Pamela Brind’Amour, atualmente a 31ª da lista, e a experiente argentina María Pérez Maurice.

O florete terá time completo na Copa do Mundo de Istambul, a partir de sexta. Guilherme Toldo, Pedro Marostega, Ricardo Pacheco e Lorenzo Mion estarão em ação. Neste caso, mais do que apenas o desempenho individual, uma boa classificação por equipes é muito importante. O Brasil briga ponto a ponto com o Canadá pela vaga das Américas (estão em 16°, uma posição atrás dos canadenses), já que os norte-americanos devem se classificar como uma das quatro primeiras equipes do mundo.

Time completo também na Copa do Mundo Feminina de Espada, em Legnano, na Itália, igualmente na sexta. Incluindo duas medalhistas de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santiago: Nathalie Moellhausen e Victória Vizeu, que jogarão ao lado de Marcela Silva e Maria Carolina Guimarães. A classificação por equipes para os Jogos é bem difícil, mas aqui o Brasil tem a sua principal atleta, Nathalie, em posição bem confortável, já que é a número 3 do mundo na atualidade.

Nathalie briga pelo quarto título neste ano, o melhor de sua carreira. Além do ouro conquistado nos Jogos Pan-Americanos, venceu o Grand Prix de Doha e a Copa do Mundo de Barcelona. Sem contar outro pódio no Grand Prix de Cali e os bronzes individuais nos Jogos Pan-Americanos e Campeonato Pan-Americano.

Por fim, a Copa do Mundo Masculina de Espada, em Berna, na Suíça. O Brasil será representado pelo jovem Matheus Brandt, de apenas 16 anos, que busca ganhar maior experiência internacional.

Classificação Olímpica

No ranking olímpico, cada arma e gênero terá pontuação em cinco Copas do Mundo e três Grand Prix, além dos campeonatos zonais como o Pan-Americano (dentro dos continentes) e o Campeonato Mundial. A classificação dos esgrimistas para os Jogos Olímpicos é iniciada pelas equipes. As quatro melhores do ranking olímpico já garantem a vaga em Paris. Após, é feita a classificação de uma equipe por continente, desde que estejam posicionadas entre as 16 melhores do mundo.

Após a classificação das equipes, é a vez da qualificação individual. O melhor atleta de cada continente em seu gênero e arma assegura a vaga. Por fim, é a vez do Pré-Olímpico Continental, que acontece meses antes dos Jogos, já em 2024. No caso, os países que ainda não tiveram um atleta classificado na arma e gênero poderão enviar um atleta para a disputa, onde apenas o campeão carimba o passaporte para a França.

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support