Equipe feminina do Brasil no Mundial de Paraesgrima (Foto: Augusto Bizzi)
Na madrugada deste domingo (7), aconteceram as últimas disputas do Campeonato Mundial de Paraesgrima em Iksan, na Coreia do Sul. O Brasil entrou em ação na competição por equipes do sabre feminino e do florete masculino. As mulheres terminaram o dia na 13ª colocação, enquanto os homens ficaram no 14º lugar.
No sabre feminino, a equipe do Brasil contou com Fabiana Soares, Monica Santos, Carminha Oliveira e Rayssa Veras. Elas perderam nas oitavas de final para a forte equipe da Geórgia por 45 a 20. Assim, o Brasil foi para o chaveamento que definiu as posições do 9º ao 16º lugar. Na primeira partida, um duelo acirrado contra a Grã-Bretanha. O Brasil chegou a liderar o confronto, mas as britânicas venceram por 45 a 41. Em seguida, veio a disputa do 13º lugar contra a seleção dos Estados Unidos. As brasileiras dominaram a disputa do início ao fim e ganharam o confronto por 45 a 36.
O time brasileiro do florete masculino foi composto por Jovane Guissone, Kevin Nascimento, Lenilson Oliveira. Nas oitavas de final, um jogo complicado contra o Japão. A equipe asiática ganhou por 45 a 33 e mandou o Brasil para a disputa do nono ao 16º lugar.
O duelo seguinte foi contra os donos da casa. A equipe da Coreia do Sul venceu por 45 a 40. A primeira vitória do time do Brasil saiu contra a Índia. Em um duelo acirrado, vitória brasileira por 45 a 44. No jogo valendo a 13ª colocação, o trio do Brasil perdeu por 45 a 44 para os Estados Unidos, fechando a disputa na 14ª posição.