Skip to main content

Numa final eletrizante, equipe de São Paulo superou os gaúchos no último toque e garantiu o título nacional

Equipe de São Paulo comemora o título. Foto: Joyce Pais.

Paulo Rocha – Fato&Ação Comunicação

Assessoria de Imprensa da CBE

Foi realizado nesta quinta-feira (21), no Centro Paralímpico Brasileiro, em São Paulo, o Campeonato Brasileiro de Paresgrima de Florete Masculino. E o título da competição – que a exemplo da Copa Brasil serviu também como preparação para os torneios que valem vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris – ficou com o time de São Paulo, que numa final emocionante, decidida no último toque, bateu o do Rio Grande do Sul por 45-44.

Um fato curioso do torneio diz respeito ao gaúcho Jovane Guissone. O maior expoente de nossa paraesgrima (campeão olímpico em Londres 2012 e vice em Tóquio 2020), que se transferiu recentemente para o Paulistano, disputou sua primeira competição por equipes por São Paulo. E sagrou-se campeão.

Na semifinal, Jovane contribuiu para a vitória de sua equipe por 45-28 justamente sobre o Paraná, estado de seu ex-clube, a Associação de Deficientes Físicos-PR. O time paranaense foi formado por Luis Silva, Sandro Colaço, Edgard Rassan Filho e Moacir Ribeiro – todos da ADF-PR.

A final foi jogada entre a equipe de São Paulo e a do Rio Grande do Sul – que chegou como bye ao duelo decisivo. Com grandes nomes em ambos os lados, foi travada uma disputa intensa, decidida somente no último duelo, entre Alex Sandro Souza e Kevin Damasceno. Com vitória de virada obtida no último toque, os paulistas venceram por 45-44 e ficaram com o título.

“Quero parabenizar a todos da nossa equipe. O time do Rio Grande do Sul é muito forte, mas fomos bem desde o primeiro combate. Estou muito feliz e vamos brigar por mais medalhas”, declarou Jovane Guissone.

“Agora temos uma equipe à altura, capaz de fazer frente à do Rio Grande do Sul. Estávamos bem treinados e erramos menos, por isso conseguimos conquistar essa competição para São Paulo”, acrescentou Alex Sandro Souza.

A equipe campeã brasileira foi formada por Jovane Guissone (Paulistano), Alex Sandro Souza (Pinheiros), Lucas Julião e Renato Santana (ambos da API Nauru). Já o time vice-campeão, composto em sua totalidade por atletas do Grêmio Náutico União, teve Maurício Stempniak de Lima, Vanderson Chaves e Fabio e Kevin Damasceno.    

FATO&AÇÃO COMUNICAÇÃO

Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Esgrima (CBE)
Atendimento: Nelson Ayresnelson@fatoeacao.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support